Aulas da primeira turma de Engenharia de Software, na UTFPR, iniciam em setembro

O curso será noturno, com duração de oito semestres e carga horária de 3.205 horas.

Image
  • 02 de Setembro de 2014
  • 281

A UTFPR de Dois Vizinhos é referência em cursos agrícolas. Atualmente, são oferecidas as formações em Agronomia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciência Biológica, Licenciatura em Educação do Campo e Zootecnia. No próximo dia 17 de setembro, um novo passo será dado no que está sendo considerado um marco para a instituição: o início das aulas de Engenharia do Software. O curso será noturno, com duração de oito semestres e carga horária de 3.205 horas.
O professor Evandro Miguel Kuszera é patobranquense, estava no Rio Grande do Sul e será responsável pela coordenação do novo curso. Ele está satisfeito com a procura que a formação teve. "Em duas ou três chamadas conseguimos preencher todas as 44 vagas e essa foi uma grata surpresa. Num levantamento preliminar, vimos que teremos 22 alunos de Dois Vizinhos, 10 da região Sudoeste e outros 12 de diversos locais do Brasil. São 50% das vagas para o município. Tem até alunos que vem lá do Norte", avalia.
O diretor do campus duovizinhense, Alfredo de Gouvêa, destaca que alguns alunos já estavam no ensino superior e optaram por Dois Vizinhos. "Até tivemos contato com um rapaz que está cursando ciência da computação na UFMG e decidiu vir estudar em Dois Vizinhos. Ele viu a opção do curso, foi bem no Enem e optou por largar lá e vir aqui por ser um curso de engenharia de software e também, depois de pesquisar a região, pela possibilidade de empregos que temos por aqui", conta.
O diretor também comemora o fechamento precoce das vagas.
A contratação dos professores já aconteceu, mesmo depois de alguns problemas. "Tivemos o concurso adiado. Era para ter acontecido no final do ano, com homologação antes do período eleitoral, mas tivemos uma queda de energia no dia do concurso. O fato é que até conseguirmos restabelecer o problema tivemos que cancelar. Aí ele foi realizado na metade de agosto e já temos a relação com os três aprovados e outros dois que foram transferidos. Aí temos outras quatro vagas para os próximos semestres", conta o diretor.
O coordenador já trabalha para idealizar o projeto que foi feito para a instalação do curso. "Tudo foi bem construído e estamos buscando recursos para a montagem de toda a estrutura necessária. Temos que executar essa ideia que já está montada. Vamos contar com laboratórios tradicionais de informática e outros de sistemas operacionais, redes de computadores que não são apenas com computadores, mas com bancadas para se investigar as máquinas, mas como essas são cadeiras mais para o fim do curso serão montados depois", completa.