Polícia desmantela quadrilha especializada em desvio de carga que agia na região

Uma ação da Policia Militar de Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e dos policiais do Serviço Reservado P-2 da 2ª Companhia de Dois Vizinhos desmantelou grupo responsável por desvios de carga

Image
  • 15 de Setembro de 2014
  • 207

Uma ação da Policia Militar de Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e dos policiais do Serviço Reservado P-2 da 2ª Companhia de Dois Vizinhos desmantelou grupo responsável por desvios de carga. Entre os presos, há os motoristas, seus ajudantes e um empresário que está foragido.
Quatro pessoas foram presas na sexta-feira (12) suspeitas de envolvimento em desvio de cargas de cereais em Nova Prata do Iguaçu-PR.
Sergio Lima, 43 anos, Rodnei Severino, 39 anos, Celso Luiz da Silva, 45 anos, naturais de Criciuma-SC e Nicollas Moreira Medeiros, 20 anos natural de Guarujá-SP foram presos durante a ação policial.
Os motoristas transportadores trabalhavam associados ao esquema liderado pelo empresário da Cerealista colaborando com o desvio e recebendo parte do valor da carga. Posteriormente, para justificar a transportadora a não entrega da carga no seu destino final, os motoristas simulariam roubos, e mediante boletins de ocorrências com falsa comunicação de crime justificavam o "sumiço" das cargas.
"Para conseguir encobrir os furtos e não levantar suspeitas nas transportadoras, os caminhoneiros registravam os boletins de ocorrência alegando terem sido vitimas de roubo de carga" diz um dos Policiais do Serviço Reservado P-2 que não pode ser identificado.
Um dos sócios da Cerealista Savenhago, de Nova Prata do Iguaçu, identificado como Valdecir Savenhago, conhecido como "Nico Savenhago" que coordenava a descarga dos produtos furtados conseguiu fugir do local no momento da abordagem e é considerado como foragido pela policia.
Foram apreendidos ainda duas carretas que estavam dentro dos Armazéns Savenhago, sendo um caminhão trator SCANIA/113, cor branca, placas LXE-2915 de Tubarão-SC atrelada ao semi-reboque de carroceria aberta, placa LZN-0193 de Tubarão-SC, cor branca, carregada ainda com apenas ¼ da carga de aproximadamente 28 toneladas de soja que havia eu seu interior, sendo identificado como responsável por este caminhão o motorista Sergio Lima, e um caminhão IMP/IVECO, ano 1999, cor branca, placa MEG-3750 de Criciúma-SC, atrelado ao semi-reboque basculante SR Randon, cor branca, ano 2008, placa CSK-1003 de Guarujá-SP, que já estava vazio, mas com a tampa traseira ainda aberta, pois teria acabado de bascular o restante da soja desviada, sendo responsável por este caminhão o motorista Celso Luiz da Silva.
No total, a Polícia acredita ter recuperado mais de 56 toneladas de grãos de soja desviados de Cerealistas, umas delas de Castro-PR e outra de Dourados-MS. Quase a totalidade das cargas já haviam sido descarregadas no interior do armazém.
Policiais apreenderam ainda um veículo FORD/FIESTA, de cor preta, ano 2005, de placas MCL-5904 de Criciúma-SC, que era de propriedade de Rodnei Severino, o qual a policia acredita que fazia o papel de batedor das cargas.
No escritório da empresa, foi apreendido um revolver calibre 38, municiado e não registrado.
Todos os envolvidos deverão responder pela prática de furto qualificado mediante concurso de pessoas e fraude, associação criminosa (Formação de quadrilha) e Receptação Qualificada.
"É um trabalho de inteligência que vem surtindo excelentes resultados. Continuaremos agora em conjunto com a Policia Civil nas diligências visando capturar os outros possíveis envolvidos no esquema criminoso" concluem os policiais que participaram da operação.