Dono de cerealista é preso em Nova Prata do Iguaçu

Policiais Militares do Serviço Reservado (P2), da Companhia de Dois Vizinhos, cumpriram na manhã de ontem (16) um mandado de prisão preventiva

Image
  • 17 de Setembro de 2014
  • 266

Policiais Militares do Serviço Reservado (P2), da Companhia de Dois Vizinhos, cumpriram na manhã de ontem (16) um mandado de prisão preventiva expedido pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Salto do Lontra. Na ocasião, foi preso o dono de uma cerealista da cidade de Nova Prata do Iguaçu, Valdecir Savenhago, também conhecido como "Nico Savenhago", acusado de integrar uma quadrilha especializada em desviar cargas de grãos.
O empresário era procurado desde sexta-feira (12), quando quatro pessoas foram presas numa operação deflagrada pela polícia. Valdecir chegou a se apresentar à Polícia Civil na segunda-feira (15), mesmo assim teve a prisão preventiva decretada. Ele permanece a disposição da justiça junto com os demais envolvidos.
De acordo com a polícia, Savenhago admitiu ter participado do esquema e disse estar arrependido. Ele ainda se colocou a disposição para colaborar com as investigações.
Na sexta-feira foram presos os motoristas Sergio Lima, 43 anos; Rodnei Severino, 39 anos; Celso Luiz da Silva, 45 anos, naturais de Criciúma (SC) e ainda Nicolas Moreira Medeiros, 20 anos, natural de Guarujá (SP).
Os motoristas trabalhavam associados ao esquema que era liderado pelo empresário Valdecir Savenhago de Nova Prata do Iguaçu. Conforme a polícia, o empresário recebia parte do valor da carga. Para justificar que a carga não chegava ao destino final, os motoristas simulavam roubos e mediante boletins de ocorrências de falsa comunicação de crimes justificavam com facilidade o sumiço, explica um policial do Serviço Reservado (P2).
Os envolvidos devem responder por furto qualificado, fraude, associação criminosa (formação de quadrilha) e receptação qualificada.