processo tem a presença de juízes eleitorais e representantes dos partidos políticos e coligações
277
A preparação das urnas para as eleições desse ano começou ontem (16) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Os cartórios de Curitiba fizeram uma ‘Cerimônia de Geração de Mídias no Fórum Eleitoral para carregar os dados dos candidatos e eleitores em cartões de memória que serão inseridos nas urnas.
A próxima etapa é "Cerimônia de Carga e Lacração", quando os equipamentos recebem os dados e um dispositivo de segurança para que as urnas só recebam votos no dia 05 de outubro. O processo tem a presença de juízes eleitorais e representantes dos partidos políticos e coligações. As urnas devem ficar prontas até o dia 1º de outubro, quatro dias antes das eleições.
Durante o processo, são inseridos os dados dos candidatos nas urnas. Em seguida, os programas são apresentados aos representantes das coligações e partidos, além de entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e representantes da Justiça Eleitoral. Segundo a Justiça Eleitoral, esses programas passam por testes prévios e recebem uma assinatura digital dessas entidades como forma de garantir uma "blindagem" que comprova a autoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a integridade do sistema.