O numero de inscritos superou a da edição passada, chegando a 334 projetos
216
Com o anfiteatro lotado a Unisep e a RPC TV encerraram ontem a 8ª Edição do Prêmio Mundo Melhor. O numero de inscritos superou a da edição passada, chegando a 334 projetos.
O Prêmio visa estimular as boas práticas e valoriza ações que podem ser uma parcela nas mudanças de atitudes necessárias ao desenvolvimento de município, região, estado e país, buscando reconhecer o mérito de iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico, social, cultural, respeito ambiental e uso consciente da sustentabilidade.
Vencedores
Os vencedores do Prêmio Mundo Melhor 2014 foram:
- O terceiro colocado, que recebeu troféu e mais 2 mil reais, foi o projeto Educar do Lixo, da Escola Municipal 28 de Novembro de Dois Vizinhos. O trabalho vem sendo desenvolvido a 12 anos, tem apoio de toda comunidade escolar na busca de incentivar e educar as crianças sobre a separação correta do lixo e a importância disso para o meio ambiente. O lixo é levado pelos alunos até a escola e recolhido semanalmente por uma empresa responsável. O valor arrecadado é convertido em materiais didáticos para o uso dos próprios alunos e professores.
- O segundo classificado, que recebeu troféu e mais um cheque de 3 mil reais, foi Um Chute para o Futuro de Foz do Iguaçu, iniciativa de Ronaldo Cleber Caceres. Este projeto visa tirar crianças das ruas e ensiná-los a ter disciplina, educação e cultura através do esporte e atividades culturais. O projeto existe a 8 anos e é mantido num terreno doado por um empresário e por doações de amigos. Todos os profissionais envolvidos são voluntários, e é realizado num bairro de vulnerabilidade social em Foz do Iguaçu. Diariamente são atendidas cerca de 130 crianças que ali fazem suas refeições, projetos de leitura e esportes.
- O projeto vencedor da 8ª Edição do Prêmio Mundo Melhor, que recebeu troféu e mais 5 mil reais, foi o Projeto APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, desenvolvido pela juíza de direito de Barracão - PR. Este trabalho pretende a ressocialização dos presos que cumprem pena em regime fechado e semi-aberto. A APAC celebra convênios com o estado do Paraná e, a partir daí, inicia o cumprimento da pena. A pena é cumprida de forma digna, humana e o recuperando é preparado para o retorno a vida social como uma pessoa de bem. A APAC existe para a proteção da sociedade considerando os altos índices de incidência do sistema convencional.
Menção Honrosa
Além dos projetos premiados, receberam ainda menções honrosas outros três projetos nas áreas social, ambiental e cultural:
- O projeto Guardiões da Natureza, desenvolvido pela Secretária de Segurança publica do Paraná através do Batalhão da Força Verde.
- O Programa Controle Populacional de cães e gatos de rua da Secretária municipal de Meio Ambiente de Pato Branco.
- Na área Social o projeto Todos pelo Autismo da Associação de Proteção dos Autistas de Dois Vizinhos - APADV.