DV acelera ritmo de crescimento com aumento de 24% no número de alvarás da construção civil

O crescimento a olhos vistos se intensificou nos últimos meses

Image
  • 29 de Outubro de 2014
  • 225

Quem observa Dois Vizinhos de um ponto alto da cidade, imediatamente detecta a razão do município estar chamando a atenção regional. Construções residenciais e principalmente prediais estão espalhadas por toda a cidade.
O crescimento a olhos vistos se intensificou nos últimos meses. De janeiro a setembro de 2014 o município registrou um aumento de 24% na emissão de alvarás para novas construções, em relação ao mesmo período do ano passado, crescimento que também se reflete em m². O percentual de crescimento é equiparável ao da cidade de Pato Branco. Já Francisco Beltrão, a maior cidade da região, teve queda de 13% nos números de 2012 comparados com 2013.
A aceleração do crescimento da construção civil em Dois Vizinhos se deve muito ao Programa "Minha Casa, Minha Vida", bem como as várias edificações prediais, com vários pavimentos. Se há alguns anos um ou outro prédio ultrapassava a casa dos 5 andares, hoje há vários em construção que chegam a até 10 andares, o que começa a modificar o aspecto visual da cidade.
O rápido preenchimento dos lotes por moradias nos novos loteamentos é outro fator que demonstra a pujança do município. Quem viu terrenos desabitados há alguns meses, hoje ficará espantado com o número de casas edificadas.
Segundo a estimativa do IBGE, o município estaria hoje com aproximadamente 39 mil habitantes, um crescimento de 7,7% em relação a 2010. Mas há um outro fator que faz o município ultrapassar a casa dos 40 mil habitantes: O grande número de universitários de outras cidades e estados. As faculdades, principalmente o Câmpus da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - não param de atrair novos moradores para o município, a maioria não cadastrada nos dados do IBGE.

Fonte: Assessoria de imprensa.