• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Ciências Biológicas da UTFPR-DV atinge nível de excelência em avaliação do MEC

Entre os dias 5 e 7 de novembro, avaliadores do Ministério da Educação (MEC) estiveram em Dois Vizinhos para a avaliação de reconhecimento do curso de Ciências Biológicas

Image
  • 25 de Novembro de 2014
  • 230

Entre os dias 5 e 7 de novembro, avaliadores do Ministério da Educação (MEC) estiveram em Dois Vizinhos para a avaliação de reconhecimento do curso de Ciências Biológicas da UTFPR. Esse processo é praxe antes da formatura da primeira turma. "São dois processos importantes que temos dentro do curso. O primeiro é a autorização da abertura, o qual a universidade tem autonomia, sendo aprovado pelo conselho universitário. O segundo é o reconhecimento, realizado pelo MEC antes da formatura da primeira turma", conta Everton Lozano da Silva, coordenador do curso.
O trabalho do MEC é rigoroso e a avaliação é pautada em três dimensões: infraestrutura, recursos humanos (docentes, alunos e técnicos administrativos) e a organização didático-pedagógica.
Durante os dias que estiveram em Dois Vizinhos, os avaliadores entrevistaram o coordenador, alunos, professores, colegiado, membros do núcleo docente estruturante e técnicos administrativos, além de avaliarem toda a documentação e a infraestrutura do curso.
"O processo de reconhecimento iniciou há oito meses, com o preenchimento de um formulário on-line fornecido pelo Ministério da Educação. Neste, respondemos inúmeras questões referentes às três dimensões (infraestrutura, recursos humanos e organização didático pedagógica). Na visita, in-loco, os avaliadores conferem todos os dados que informamos no formulário eletrônico. Todas as reuniões e entrevistas que eles fazem, buscam identificar a linearidade das nossas respostas", completa o professor.
A nota máxima da avaliação é 5 pontos e o curso duovizinhense obteve 4,13. A nota foi arredondada para 4, pois os conceitos são dados por números inteiros.
O curso tem apenas três anos, porém, possui corpo docente jovem e qualificado, além de ótima infraestrutura. Daqui para frente, a cada três anos o curso vai passar pelo processo de renovação de reconhecimento, visando à constante regulação da qualidade do ensino.
Marcelo Montagner, diretor de graduação da UTFPR de Dois Vizinhos, destaca a qualidade dos cursos na instituição. "Estamos muito felizes. Isso comprova que o trabalho está no caminho certo. Os únicos três cursos que foram avaliados (Zootecnia, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas) tiveram conceito 4. Temos professores e funcionários comprometidos e, mesmo com os recursos não abundantes, conseguimos ter uma infraestrutura e uma equipe qualificada", comemora. Em breve, os cursos de Agronomia e Educação no Campo também serão avaliados e a expectativa é das melhores. "Queremos manter os índices", diz Marcelo.