• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Dois Vizinhos tem mais de 360 casos confirmados de dengue

No município há 1.376 notificações que foram investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde

Image
  • 23 de Abril de 2015
  • 183

A chefe da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, informou que na microrregião a saúde pública já contabiliza 1.757 casos suspeitos de dengue. A maioria dos casos investigados e confirmados é do município de Dois Vizinhos. No município há 1.376 notificações que foram investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde. "Dois Vizinhos apresenta 362 casos confirmados de dengue. O segundo município é Francisco Beltrão, com nove casos confirmados, e os municípios de Verê, Cruzeiro, São Jorge, Realeza e Marmeleiro, também apresentam casos confirmados para a dengue", afirmou Cíntia.
Cíntia disse que os médicos epidemiologistas, que estudam esta doença, já alertaram que em abril - mês de outono -, "nós vamos ainda positivar e confirmar casos de dengue, (porque) a curva epidemiológica está crescente. Ainda, todo cuidado é pouco; nós estamos com um calor intenso, ainda não baixou a temperatura; a população tem que fazer a sua parte, porque esses números só tendem a aumentar. E é pela nossa experiência que em Dois Vizinhos mais que 80% dos casos notificados vão positivar, esse número (362) vai ser bem maior".
A chefe da 8ª Regional de Saúde disse que as prefeituras têm feito a sua parte, mas que também há situações em que as promotorias de Justiça são mobilizadas.
Ela relatou que há municípios contratando pessoas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Segundo ela, não é só o município (que deve tomar providências), a população deve fazer a sua parte. O agente de controle de endemia passa seis vezes no ano na residência, os demais dias do ano são de responsabilidade do morador, do dono (do imóvel), proprietário do estabelecimento fazer a sua parte, porque se nós esperarmos só dos órgãos governamentais, com certeza nós vamos ter um número bem maior que o notificado".

 

 

 

Curta nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv