No município há 1.376 notificações que foram investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde
183
A chefe da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, informou que na microrregião a saúde pública já contabiliza 1.757 casos suspeitos de dengue. A maioria dos casos investigados e confirmados é do município de Dois Vizinhos. No município há 1.376 notificações que foram investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde. "Dois Vizinhos apresenta 362 casos confirmados de dengue. O segundo município é Francisco Beltrão, com nove casos confirmados, e os municípios de Verê, Cruzeiro, São Jorge, Realeza e Marmeleiro, também apresentam casos confirmados para a dengue", afirmou Cíntia.
Cíntia disse que os médicos epidemiologistas, que estudam esta doença, já alertaram que em abril - mês de outono -, "nós vamos ainda positivar e confirmar casos de dengue, (porque) a curva epidemiológica está crescente. Ainda, todo cuidado é pouco; nós estamos com um calor intenso, ainda não baixou a temperatura; a população tem que fazer a sua parte, porque esses números só tendem a aumentar. E é pela nossa experiência que em Dois Vizinhos mais que 80% dos casos notificados vão positivar, esse número (362) vai ser bem maior".
A chefe da 8ª Regional de Saúde disse que as prefeituras têm feito a sua parte, mas que também há situações em que as promotorias de Justiça são mobilizadas.
Ela relatou que há municípios contratando pessoas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Segundo ela, não é só o município (que deve tomar providências), a população deve fazer a sua parte. O agente de controle de endemia passa seis vezes no ano na residência, os demais dias do ano são de responsabilidade do morador, do dono (do imóvel), proprietário do estabelecimento fazer a sua parte, porque se nós esperarmos só dos órgãos governamentais, com certeza nós vamos ter um número bem maior que o notificado".
Curta nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv