A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, 22, mas poderá ser prolongada em diversos municípios do Sudoeste. Isso porque cerca de 43,3 mil pessoas dos grupos prioritários (crianças, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas em privação de liberdade e indígenas) ainda não foram vacinadas, de acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.
A meta é vacinar 80% de todo público-alvo, que totaliza mais de 126 mil pessoas na região.
Até ontem a cobertura vacinal era de 49,53% na 8ª Regional de Saúde, de Francisco Beltrão, e 67,10% na 7ª RS, de Pato Branco.
Os grupos prioritários que mais procuraram os postos de saúde foram as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e idosos. Se contabilizada apenas a cobertura dos grupos prioritários, os índices devem ser maiores, pois, conforme explica a enfermeira da 8ª RS, Greicy do Amaral, o sistema inclui os trabalhadores de saúde e portadores de comorbidades.
Os municípios que não alcançarem o objetivo da campanha deverão prorrogá-la. A vacina disponibilizada na rede pública protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto e a intenção é evitar uma nova epidemia da doença como ocorrida em 2009.

 

 

Fonte: Jornal de Beltrão

 

 

 

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv 

Últimas Notícias