Na semana passado a Federação das Industrias do Rio de Janeiro divulgou a terceira edição do Índice Firjan de Gestõa Fiscal
221
Na semana passado a Federação das Industrias do Rio de Janeiro divulgou a terceira edição do Índice Firjan de Gestõa Fiscal. O objetivo é avaliar a gestão fiscal das prefeituras, através de cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida.
O levantamento foi feito com base no ano de 2013. Foram analisadas as situações de 380 dos 399 municípios paranaenses, com informações cedidas pelas próprias prefeituras.
A maioria dos municípios avaliados se encontra em situação considerada difícil ou crítica. No Sudoeste do Paraná, 13 prefeituras estão com as gestões avaliadas como boas, 27 com gestão em dificuldade e duas como gestão crítica. O município de Renascença tem o melhor resultado, 5º lugar no Estado.
Dos 42 municípios do Sudoeste, Renascença aparece em primeiro lugar, mesmo à frente de cidades maiores e com economia mais aquecida, como é o caso de Francisco Beltrão, que aparece na posição número 33 do Estado, Pato Branco com a posição número 42 e Dois Vizinhos com a posição de número 290 entre os 399 municípios paranaenses. Já entre os mais de 5.000 municípios do Brasil, Renascença aparece na 69ª colocação, Francisco Beltrão na posição 305, Pato Branco na posição 353 e Dois Vizinhos na posição 2.732.
O índice de gestão fiscal foi criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para avaliar a administração do dinheiro público. É calculado a partir de dados oficiais, informados pelas prefeituras ao Tesouro Nacional.
Fonte: Jornal de Beltrão / Rádio Educadora AM1300
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv