Como a condenação foi em primeira instância, ainda cabe recursos aos condenados
187
A juíza Susan Nataly Dayse Perez da Silva, da comarca de Dois Vizinhos, proferiu sentença condenatória contra seis pessoas envolvidas em fraudes o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
O vereador Carlinhos Turatto (PP), que em 2012, era secretário Municipal de Saúde, foi condenado a 26 anos em regime fechado; o também vereador José Carlos Ventura (PSDB) foi apenado a 5 anos de reclusão.
Além dos dois parlamentares, foram sentenciados servidores da Prefeitura de Dois Vizinhos e do Hospital Pró-Vida. São eles: Ademir Sbardelotto (10,3 anos), Maria Mezalira (5,6 anos), Lenir Maier Goetert (4 anos) e Tatiany Burgrever de Souza (7,5 anos).
Na sentença, a magistrada apontou uma série de crimes que vão desde a cobrança por exames do SUS, passando pela venda de dentadura, chegando a tentativa de corrupção e coação de testemunhas do processo.
As investigações iniciaram após as denúncias veiculadas pela TV. Pacientes que pagaram por exames e sofreram ameaças foram ouvidos pela Comissão Permanente de Fiscalização de Leitos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, que foi um desdobramento da CPI do SUS da Assembleia. As denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público que abriu o processo criminal. Além dos seis condenados, dois réus foram inocentados.
Como a condenação foi em primeira instância, ainda cabe recursos aos condenados.
Fonte: Poder Judiciário
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv