As vendas no comércio varejista da região apresentaram queda de 5,81% no acumulado de janeiro a maio deste ano. Em relação a maio de 2014, a movimentação comercial no Sudoeste do PR apresentou retração de 12,33%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR).Em nível estadual a queda é de 3,42%.
Além da diminuição na movimentação comercial, a pesquisa mostrou redução na formação de estoques e corte de 1,88% no quadro funcional. Na comparação com maio do ano passado, houve diminuição de 3,67% nas vagas de empregos.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac PR), Darci Piana, a crise política e econômica tem afetado a percepção tanto dos empresários quanto dos consumidores. "De um lado, temos o declínio na intenção de compras das famílias, que retêm o consumo por causa da inflação e pelo receio de eventuais demissões. Por outro lado, os empresários veem o movimento de suas lojas cair e por isso acabam freando investimentos e reduzindo estoques", analisa. Segundo o dirigente, endividamento das famílias e a inadimplência completam o cenário pouco favorável para o comércio.


Fonte: Portal RBJ

 

 

 

 

 

 

 


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv

Últimas Notícias