O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (23) a elevação da taxa de juros do Fies de 3,4% para 6,5% ao ano
180
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (23) a elevação da taxa de juros do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) de 3,4% para 6,5% ao ano. A mudança já havia sido anunciada em junho pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e foi agora oficializada pelo CMN.
De acordo com o governo federal, a taxa de 6,5% ao ano valerá apenas para novos contratos. A justificativa para a elevação é "realizar um realinhamento da taxa de juros devido ao cenário fiscal e à necessidade de ajuste fiscal", informou o Ministério da Fazenda, em nota.
"Essa alteração continuará permitindo a oferta de financiamento no âmbito do Fies a juros subsidiados, uma vez que a taxa de 6,5% continua menor que a taxa de mercado. Além disso, a medida contribuirá para a sustentabilidade do programa", justifica a nota.
O Fies financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas, sendo que os alunos só precisam começar a pagar o valor financiado dois anos após concluírem o curso.
Fonte: Globo.com
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv