• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SHOW 107

com

CATIANE SOARES

Radar na Rua Ipiranga voltará a ter limite máximo de 50 km/h por determinação do MP

O radar foi instalado no dia 22 de janeiro, devido a preocupação dos moradores que reclamavam da alta velocidade dos veículos que passavam pelo local

Image
  • 27 de Agosto de 2015
  • 309

O equipamento de fiscalização eletrônica que foi instalado na rua Ipiranga em Dois Vizinhos neste ano volta a ser tema de polemica.
O radar foi instalado no dia 22 de janeiro, devido a preocupação dos moradores que reclamavam da alta velocidade dos veículos que passavam pelo local.
Do dia da instalação até o dia 28 de fevereiro, a velocidade máxima permitida era de 50km/h, e a partir do dia 03 de março o equipamento passou a autuar veículos que passassem acima de 60km/h.
A mudança ocorreu por muita reclamação da população, principalmente por parte dos motoristas que foram multados no radar, argumentando que todos os equipamentos de fiscalização eletrônica do município tinham como velocidade máxima 60km/h. Ao todo, entre os dias 22 de janeiro e 28 de fevereiro, foram 3.251 multas. Além das reclamações, um abaixo-assinado com mais de 1 mil assinaturas pedia a anulação dessas multas, o que não aconteceu, porque, segundo o prefeito Raul Isotton (PMDB) cancelar multas emitidas é ilegal. "Houve situações similares, no passado, onde teve a pressão para arquivamento e aconteceram arquivamentos irregulares que foram denunciados e aceitos pelo Ministério Público", afirmou ele.
Na época a prefeitura emitiu nota informando que não existe um padrão de velocidade para os radares e que a velocidade máxima foi definida depois de estudos, que mostrou que a velocidade média dos veículos que passavam pelo local era de 42,6km/h. O levantamento analisou todos os 28.530 veículos que passaram pela rua Ipiranga de 1º a 6 de janeiro. Outro estudo foi realizado entre os dias 22 e 26 de janeiro, período em que acontecia a mudança de 50 para 60 km/h e mostrou que a velocidade média deveria ser reduzida para 40 km/h, porém a Administração Municipal optou por manter os 60 km/h, devido a muitas reclamações.
Agora atendendo à Recomendação Administrativa nº 03/2015, do Ministério Público, o equipamento voltará a ter a velocidade regulamentada em 50Km/h, a partir do dia 03 de setembro.
De outra parte, longe de toda a polemica e reclamações, os moradores da rua Ipiranga aprovaram a instalação do radar no local. No dia 24 de fevereiro, através de um abaixo-assinado, eles agradeceram a implantação do radar, destacando que "Tal providência atendeu um anseio aguardado de longa data, pois não suportávamos mais a falta de respeito por alguns motoristas na via pública. Acidentes aconteceram, muitos animais foram atropelados e mortos e vários moradores tiveram suas noites de sono reduzidas em função do barulho dos motores de veículos em alta velocidade e muitos que sofriam de insônia acordavam de madrugada, tendo sua saúde prejudicada, pois a via possui muitos moradores idosos", destacou o documento.

 

 

 

Fonte: EducadoraDV

 

 

 

 

 

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv