Apple foi a que mais impressionou, saltou de 17º lugar para 8º, saiba mais
522
A Apple foi a empresa que teve o maior crescimento do valor de marca de 2010 a 2011, de acordo com o ranking "Melhores Marcas Globais" deste ano, da consultoria Interbrand, divulgado nesta terça-feira.
O salto, de 58%, levou a companhia do 17º lugar obtido em 2010 para a 8ª posição, valendo US$ 33,5 bilhões.
Essa é a primeira vez que a empresa que fabrica o iPad e o iPhone, entre outros produtos, fica entre as dez mais bem avaliadas. Além disso, entre as dez primeiras, foi a única que teve melhora de colocação neste ano. No topo da lista aparecem Coca-Cola, IBM e Microsoft. A Coca, aliás, é líder desde o início do acompanhamento, em 2000. A Microsoft ficou em segundo lugar de 2000 a 2008, quando perdeu a posição para a IBM --que, até então, era sempre a terceira colocada. O levantamento destaca as 100 marcas mais valiosas do mundo. Das dez mais valiosas, sete são da área de tecnologia. "A marca Apple é a estrela da vez em razão do iPad", diz Alejandro Pinedo, diretor-geral da Interbrand do Brasil.As quatro empresas que mais subiram foram Apple, Amazon.com (32% de aumento no valor, em 26º lugar), Google (27%, em 4º) e Samsung (20%, em 17º lugar).
Já no grupo das 15 primeiras, a Nokia, também de eletrônicos, despencou do 8º lugar, em 2010, para o 15º, em 2011, com perda de 15% do valor da marca. "A Nokia perdeu o bonde dos smartphones e isso vem gerando impacto sobre a receita da empresa e, consequentemente, sobre a marca", afirma Pinedo. "Mas não duvido da capacidade de recuperação da Nokia, considerando que ela faz parte de um setor muito dinâmico. Essa recuperação, no entanto, passa necessariamente pelo lançamento de algum produto inovador", diz o diretor-geral da Interbrand do Brasil.