Professores da UTFPR Dois Vizinhos realizaram paralisação contra o Governo Federal

Nesta quarta-feira (23), além de paralisarem as aulas, os professores realizaram manifestação no próprio campus

Image
  • 23 de Setembro de 2015
  • Clique na imagem para amplia-la.

  • 185

Nesta quarta-feira (23), professores da UTFPR Dois Vizinhos realizaram paralisação das atividades docentes. Também paralisaram as atividades os técnicos administrativos da universidade em greve há três meses.
O ato foi convocado pelos Servidores Públicos Federais de todo o país e tem como objetivo manifestar apoio as categorias em greve e repudiar as medidas que atingem os trabalhadores e a qualidade dos serviços públicos: cortes já realizados no orçamento da educação e possibilidades de novos cortes, congelamento de novos concursos públicos, falta de reposição salarial etc.
É importante notar que nestes momentos de crise em que se cortam direitos dos trabalhadores do setor público e privado, como o seguro desemprego e a reposição salarial (em função da inflação), ao grande capital nenhum corte é anunciado. Enquanto isso as taxas de juros aumentam para beneficiar ainda mais os bancos e grandes empresas estrangeiras que atuam no território nacional e que obtiveram lucros recordes neste ano. Isso demonstra que o Estado é organizado para atender os interesses do capital, principalmente ao capital imperialista localizado nos países centrais (Estados Unidos e Europa) que controlam a economia mundial e impõem os seus interesses ao resto do mundo.
Em Dois Vizinhos, o objetivo do ato também foi demonstrar que "as coisas não andam bem" e que a qualidade do ensino já começa a ficar comprometida com os cortes no orçamento. Além disso,que o congelamento de novos concursos pode resultar na falta de professores para os cursos em implantação e piorar ainda mais o déficit de técnicos administrativos em vários setores. Também que os servidores estão sendo desrespeitados pelo descumprimento por parte do governo federal da reposição salarial decorrente da inflação, já que se trata de um direito previsto em lei.
Nesta quarta-feira (23), além de paralisarem as aulas, os professores realizaram manifestação no próprio campus através da exposição de faixas que denunciam o descaso com a educação e se concentraram em frente ao auditório da universidade durante o período da manhã.
Os servidores da universidade continuarão atentos às negociações que ocorrem em função da aprovação do orçamento da união para o próximo período, ao mesmo tempo em que denunciam para a comunidade local a situação em que se encontra o setor público.

 

 


Fonte: Assessoria

 

 

 

 

 

 

 

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv