No começo do ano, Dois Vizinhos sofreu com a epidemia de dengue. Casos pipocaram em todos os bairros da cidade e geraram pânico na população
Imagem ilustrativa.
317
No começo do ano, Dois Vizinhos sofreu com a epidemia de dengue. Casos pipocaram em todos os bairros da cidade e geraram pânico na população. Sem um inverno rigoroso, muitos duovizinhenses voltaram a se preocupar com a doença em virtude da chegada das estações quentes, que são mais propícias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Segundo Paulo Bogoni, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, diversas ações estão sendo feitas para que não se tenha mais epidemia no município. "Já começamos a fazer os arrastões nos bairros. Começamos no São Judas, Jardim da Colina e no Torres, que já foram concluídos. Já foi tirado um monte de entulho. Os próximos serão Margarida Galvan e Bairro da Luz. A gente passa avisando o pessoal para retirar o lixo durante a semana e na sexta-feira faz o recolhimento para dar o destino correto. Precisamos do apoio da população porque mais de 80% dos criadouros são dentro das casas. Agora vamos passar por todos os bairros", completa. Quando se encontra o problema, os proprietários das casas ou terrenos são notificados e, se não resolverem, podem ser autuados.
Os últimos levantamentos apontam que o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti está dentro do aceitável pelo Ministério da Saúde. "Não paramos de trabalhar durante o período frio em virtude da epidemia do começo do ano. Fizemos um levantamento de índice no início do mês e está em 0,7%. O tolerável é até 1% e estamos felizes porque tem bem menos mosquito. Na época da epidemia esse índice chegava a 8,7%. Não se pode sossegar. Voltamos a pedir para o pessoal fazer a limpeza dos lotes e ver as calhas, cisternas, pneus e tudo o que pode acumular água", reforça o diretor.
No dia 12 de setembro, o Lions Clube de Dois Vizinhos fez recolhimento de lixo no parque ambiental (Jirau Alto). O clube já fez diversas ações de limpeza e campanhas de conscientização da população.
Fonte: Jornal de Beltrão
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv