• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Dois Vizinhos sente os estragos das chuvas

Foram mais de 400 milímetros de chuvas em poucos dias, superando a média histórica de 150 mm de todo o mês de dezembro

Image
  • 16 de Dezembro de 2015
  • Imagem ilustrativa.

  • 245

Foram mais de 400 milímetros de chuvas em poucos dias, superando a média histórica de 150 mm de todo o mês de dezembro segundo o Grupo de Estudos em Biometeorologia - UTFPR de Dois Vizinhos. As chuvas que atingem o Sudoeste há vários dias têm ocasionado estragos gigantescos para os municípios. Grande destruição em Manfrinópolis. Alagamentos em Francisco Beltrão e outras cidades. E em quase todos os municípios problemas nas estradas rurais e deterioração do asfalto urbano.
Em Dois Vizinhos são cerca de 900 km de estradas rurais, dos quais 500 km a Administração recuperou ou readequou nos últimos meses. O restante, no entanto, foi fortemente prejudicado com as chuvas.
O Secretário de Viação e Obras, Nídio Tonial, diz que a equipe está se desdobrando para atender os casos mais urgentes, inclusive as vias do transporte escolar: "As chuvas têm sido constantes e fortes, destruindo vias e fortalecendo vertentes de água. Realmente precisamos da compreensão e até do apoio dos nossos agricultores na solução de pequenos problemas. Queremos resolver o mais rápido possível, mas o desafio é realmente grande, porque além dos estragos, o próprio tempo ruim é um empecilho para realizar a recuperação", diz o Secretário, enfatizando a importância da união e cooperação na superação desses problemas.
Ele ressalta que com a umidade e instabilidade constantes, também os asfaltos urbanos mais antigos estão se deteriorando cada dia mais: "Neste caso, sem o tempo firmar, não tem como fazer tapa-buraco. E o recapeamento dos trechos problemáticos está previsto em empréstimo junto ao Governo do Estado e que está em processo de votação na Câmara de Vereadores", conclui Nídio Tonial.
Por outro lado, graças aos trabalhos da Prefeitura, desta vez não houve grandes alagamentos. Além da limpeza anual no Rio Jirau e da manutenção de mais de 500 bocas de lobo, a Administração fez fortes investimentos na ampliação da vazão do Córrego Pinzon, além de obras de contenção em diversos lugares.
Alguns problemas pontuais foram anotados, gerados por locais onde houve intervenção particular, como loteamentos, onde a terra foi levada pela enxurrada, atingindo algumas residências.

 

 

 

Fonte: Assessoria

 

 

 

 

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv