Cerca de 94% dos presos que cumprem pena no regime semiaberto e foram liberados para passar o Natal e Ano Novo com a família retornaram para as unidades prisionais do Paraná. Dos 2.110 presos beneficiados com a portaria, 127 não retornaram.
Os dados, lançados ontem, pelo Depen, o Departamento de Execução Penal do Paraná, são parciais, tendo em vista que 96 presos estão com retorno previsto para o próximo fim de semana. O balanço final deve ser divulgado pelo Depen na próxima segunda-feira.
De acordo com o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, os presos que não se apresentaram nas unidades penais no prazo estabelecido são considerados foragidos. No último ano, o número de presos que não retornaram às unidades, após as saídas temporárias, foi de 5,5%.
As Portarias de Saída Temporária estão fundamentadas na Lei de Execução Penal. O benefício visa a ressocialização de presos, da atribuição de mecanismos de recompensas e do senso de responsabilidade e disciplina dos detentos.
É concedido apenas aos que cumprem pena em regime semiaberto, com autorização para saídas temporárias, e aos que têm trabalho externo implementado.

Últimas Notícias