O Estado do Paraná, juntamente com outras 14 unidades da federação, receberá recursos do Ministério da Agricultura para o fortalecimento da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), por meio de convênios estabelecidos via Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

A verba será destinada a programas de erradicação da febre aftosa no Estado, que busca o reconhecimento internacional de área livre da doença sem vacinação. Atualmente, hoje quase todo o território brasileiro é reconhecido como livre de aftosa com vacinação - a exceção é Santa Catarina, que tem o status de livre da doença sem imunização. Apenas o Amazonas, Amapá e Roraima ainda estão em processo de obtenção da condição de livres de aftosa com vacinação, o que elevará o status de todo o país ainda em 2016 e ao reconhecimento internacional até 2017 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Além do Paraná, também estão inclusos os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.


FONTE - RBJ PALMAS

Últimas Notícias