Depois de sofrer uma epidemia de dengue em 2015, o município de Dois Vizinhos já começa a se preocupar novamente com a doença.
241
Depois de sofrer uma epidemia de dengue em 2015, o município de Dois Vizinhos já começa a se preocupar novamente com a doença.
Segundo o boletim da dengue, emitido pela Secretaria de Saúde do Paraná, entre agosto e janeiro, são 74 notificações de doença e quatro casos autóctones confirmados. O município ainda tem cinco notificações de chikungunya e uma de zika vírus.
"Estamos sofrendo com muita chuva seguida de calor intenso, isso ajuda muito na proliferação do Aedes aegypti, que transmite a doença", lamenta Claudete Meurer, enfermeira epidemiológica da Vigilância em Saúde de Dois Vizinhos. Ela fez um apelo para a população ajudar a combater a doença. "A gente precisa de toda a população para vencer a dengue", completa.
O diretor da Vigilância em Saúde, Paulo Bogoni, ressalta que o trabalho segue sendo feito desde a epidemia para tentar conter a doença.
"Fizemos diversos mutirões de limpezas na cidade e continuamos notificando proprietários de terrenos que estão abandonados e com focos da doença. Entre outubro, novembro e dezembro, já tiramos 70 toneladas de lixo", conta Paulo. Ele também pede auxílio da sociedade. "Mantemos o trabalho de panfletagem e pedimos para que a população tome cuidado e colabore com a gente", completa.
Uma ação que deve acontecer nos próximos dias é a distribuição de sementes de crotalária. "Essa planta atrai a libélula que é um predador natural do mosquito", adiantou. As sementes serão distribuídas juntamente com um panfleto explicativo sobre o cultivo da planta. "É um cultivo bem tranquilo que pode ajudar bastante, com ciclo de 90 dias". Paulo ainda destaca que mais um levantamento do índice de infestação [Lira] está sendo feito para saber qual o índice de larvas em todos os bairros da cidade.