• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Pela primeira vez, orçamento estadual do Paraná, vai ser aberto neste mês

O governador Beto Richa afirmou ontem, em reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com todos os secretários estaduais e presidentes de empresas públicas, que o orçamento do governo estadual para este a

Image
  • 08 de Janeiro de 2016
  • 219

O governador Beto Richa afirmou ontem, em reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com todos os secretários estaduais e presidentes de empresas públicas, que o orçamento do governo estadual para este ano vai ser aberto pela primeira vez já no dia 11 deste mês.
A medida, que é inédita, é reflexo do ajuste fiscal feito pelo Governo do Paraná para preparar o Estado para enfrentar a crise econômica nacional.
Antes, os governos iniciavam o orçamento até o começo de março, o que comprometia a execução financeira estadual. Aprovado pela Assembleia Legislativa, o orçamento do Governo do Paraná deste ano é de 55 bilhões e 600 milhões de reais, somando todas as fontes de receita.
O governador Beto Richa afirmou que a decisão de antecipar a execução do orçamento é uma demonstração que o ajuste fiscal deu certo, que o estado está organizado e com as contas em dia.
O total de investimento para este ano vai ser de 7 bilhões e 900 milhões de reais. A previsão orçamentária é de 6 bilhões e 900 milhões de reais, além de mais 1 bilhão de reais que será investido pela Copel, que precisam ser incluídos no orçamento por nova legislação.
Durante a reunião, Beto Richa fez um balanço do ano de 2015 e destacou a melhoria nas finanças estaduais. Apesar da previsão recorde de investimentos, o governador pediu aos secretários que mantenham as medidas de economia.
O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, disse que o orçamento estadual de 2016 foi elaborado em projeções de indicadores econômicos de setembro. No entanto, o cenário econômico nacional mudou e as previsões atualizadas preveem indicadores mais negativos para economia nacional. Ele afirmou que essa medida não vai afetar os orçamentos da saúde e educação.
O secretário explica que o Paraná, ao contrário de outros estados, conseguiu fazer um orçamento equilibrado para apresentar já neste mês.
Para despesas com pessoal e encargos estão previstos mais de 21 bilhões de reais neste ano, aumento de 11% ao aplicado no ano anterior.