O Paraná passa a contar com uma estrutura da Polícia Civil específica para atuar no combate a crimes de furtos e roubos de cargas.
227
O Paraná passa a contar com uma estrutura da Polícia Civil específica para atuar no combate a crimes de furtos e roubos de cargas. A Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, com sede em Curitiba, também pode prestar apoio a unidades policiais do Interior na investigação, prevenção, repressão e processamento dos crimes contra cargas embarcadas e roubadas em estradas. Até o ano passado, os casos relacionados a cargas eram de atribuição da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas.
Desde o mês de outubro, as atividades da nova unidade especializada começaram a ocorrer de forma independente. Já foram 15 ações policiais específicas desenvolvidas desde então. O secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, afirma que a nova delegacia vai aumentar a eficácia do trabalho da polícia.
O delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis, diz que a atual gestão está focada em reprimir os crimes contra o patrimônio.
Instituída por meio de decreto, a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas foi criada devido a uma reivindicação antiga da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná e do Sindicato da categoria no Estado. O presidente do Sindicato, Gilberto Antônio Cantú, afirma que a organização com a atuação da nova delegacia é muito importante para reduzir os prejuízos causados por crimes.
Os dados mais recentes divulgados pelo setor mostram que, em 2014, houve um prejuízo de mais de 1 bilhão de reais às empresas de cargas no País, com mais de 15 mil casos de roubo. Entre os resultados obtidos desde outubro pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas no Paraná, destacam-se a recuperação de uma carga com produtos eletrônicos e móveis, 3 toneladas de frango congelado, e uma carga de pneus, além da prisão de 5 suspeitos de realizar contrabando.