• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

107 E VOCÊ

com

JEFERSON THIAGO

Usina da Linha Mariot deve começar a gerar energia ainda em 2016

A usina é de propriedade do grupo Zanella e Bandeira, de Marmeleiro e Renascença, e está sendo edificada pelo Grupo Construnível, de Xanxerê (SC).

Image
  • 18 de Janeiro de 2016
  • 171

No dia 20 de outubro de 2015, foi aprovada, na Assembleia Legislativa do Paraná, a construção da Central de Geração Hidrelétrica (CGH) Generoso (Energias Renováveis Mazp Ltda), em Cruzeiro do Iguaçu. De lá pra cá, as obras foram iniciadas e a expectativa é que, até o fim do ano, a central hidroelétrica comece a gerar energia.
O projeto é simples, mas a execução é complexa: um pouco antes da cachoeira de Três Coqueiros, será aberto um canal que leva a água até o gerador. As quedas naturais do Rio Chopim têm cerca de 18 metros, o que facilita para a geração de energia.
A CGH terá potência instalada de aproximadamente 3 megawatts, sem qualquer dano ambiental à região.
"O projeto inicial era para começar a gerar energia em 2017, mas as obras estão andando de uma maneira tão satisfatória que a usina deve começar a gerar energia ainda em 2016", conta Generoso Ribeiro de Oliveira, proprietário das terras que ficam na Linha Mariot.
A usina é de propriedade do grupo Zanella e Bandeira, de Marmeleiro e Renascença, e está sendo edificada pelo Grupo Construnível, de Xanxerê (SC). São aproximadamente 15 funcionários trabalhando nas obras. O espaço contempla uma das cachoeiras mais bonitas do Sudoeste do Paraná (Três Coqueiros).
O investimento na usina é de aproximadamente R$ 12 milhões.
Neste ano, duas novas CGHs devem começar a ser construídas em Cruzeiro do Iguaçu, na propriedade de Alceu Viganó. As centrais de geração são usinas com potência limitada (entre 1 e 3 MW), enquanto as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) já contam com até 30 megawatts de potência, podendo ter um reservatório igual ou inferior a 3 quilômetros quadrados.