Um professor em início de carreira no magistério do Paraná recebe atualmente remuneração mensal de 3 mil e 600 reais, para jornada de 40 horas semanais.
156
Um professor em início de carreira no magistério do Paraná recebe atualmente remuneração mensal de 3 mil e 600 reais, para jornada de 40 horas semanais. Esse valor supera em 1 mil e 500 reais o novo piso nacional da categoria, anunciado na quinta-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Segundo o governo federal, o piso nacional dos professores vai ter um aumento de mais de 11%, o que eleva o valor de 1 mil e 900 reais para 2 mil e 100 reais.
No Paraná, a remuneração, que já era superior ao valor praticado em outros estados, ainda aumentou em relação ao ano passado, pois neste mês foi concedido reajuste de 10,67% aos servidores.
O governador Beto Richa destaca que esse e outros avanços só foram possíveis porque no Paraná foi feito, ainda em 2014, o ajuste fiscal, enquanto em outros estados há dificuldade até para fechar a folha de pagamentos dos servidores.
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destaca a importância do ajuste fiscal e lembra que os profissionais da educação básica receberam não só melhorias no contracheque, mas avanços como aumento na hora-atividade e liberações para mestrado e doutorado, sem prejuízo nos salários.
Diante das dificuldades fiscais de vários estados, o ministro Aloizio Mercadante solicitou que os sindicatos da categoria estejam abertos ao diálogo. O ministro afirmou ainda que há diversas sugestões para mudar o cálculo de alta do piso e que a administração federal está disposta a discutir as propostas.