• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

107 E VOCÊ

com

JEFERSON THIAGO

Sobe para 150 mil e 700 o número de pessoas afetadas pelas chuvas no Estado

O novo boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná, na sexta-feira , aponta que 150 mil e 700 pessoas, de 49 municípios, foram afetadas pelas chuvas no Estado.

Image
  • 18 de Janeiro de 2016
  • 179

O novo boletim divulgado pela Defesa Civil do Paraná, na sexta-feira , aponta que 150 mil e 700 pessoas, de 49 municípios, foram afetadas pelas chuvas no Estado. O número de pessoas desalojadas, porém, diminuiu em 557, e agora são 1.637 pessoas.
O número de desabrigados é de 168 pessoas, que estão em abrigos por conta dos alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Além disso, há previsão de que até 1 milhão de pessoas sejam afetadas com o comprometimento do abastecimento de água e luz. Mais de 10 mil casas foram danificadas e 74 ficaram destruídas.
Os maiores prejuízos são nas regiões Norte e Noroeste, além de registros também nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba. Só em Arapongas, na região Norte, registra 90 mil e 25 pessoas afetadas.
Rolândia, também no Norte, decretou Estado de Calamidade Púbica e tem 36 mil e 240 moradores afetados pelas chuvas. Os municípios de Sabáudia, Mandaguaçu, Jataizinho e Rio Bom decretaram Situação de Emergência. De acordo com o capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, o número tende a aumentar, pois ainda há alerta de instabilidade para todas as regiões do estado, o que faz com que as ocorrências não terminem.
Segundo o Simepar, ainda chove em algumas regiões do Estado e continua a previsão de instabilidade e mau tempo. O mau tempo causa restrições para iniciar as obras de reparo e restaurar os estragos ocasionados nestes últimos dias. Segundo Capitão Pinheiro, as equipes estão mobilizadas para reparar as rodovias danificadas.
A prioridade do trabalho da Defesa Civil é o atendimento às vitimas, o socorro e a proteção às pessoas que estão em situação de risco. As destruições de pontes, alagamentos e obstruções de ruas e rodovias só vão poder ser arrumadas quando as chuvas diminuírem consideravelmente. A relação completa de localidades afetadas está no site da Defesa Civil, em defesacivil.pr.gov.br.