• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

107 E VOCÊ

com

JEFERSON THIAGO

Osmar Bertoldi é o primeiro na linha sucessória de Nelson Meurer

A situação do deputado Nelson Meurer (PP) se complicou de vez depois que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, requereu no fim de semana a cassação de seu mandato por envolvimento no esquema

Image
  • 20 de Janeiro de 2016
  • 199

A situação do deputado Nelson Meurer (PP) se complicou de vez depois que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, requereu no fim de semana a cassação de seu mandato por envolvimento no esquema de desvio de recursos da Petrobras. De acordo com as investigações da Operação Lava-Jato, ele seria o principal operador da propina entregue ao PP.
Diante disso, nos bastidores já começam as movimentações em torno da sucessão de Meurer, que poderá esperar a decisão definitiva sobre a cassação ou se antecipar e renunciar ao mandato para evitar, com isso, a perda temporária dos direitos políticos.
E o primeiro na linha sucessória não é ninguém de seu partido, mas sim Osmar Bertoldi (DEM), que chegou a exercer temporariamente o mandato de deputado federal no ano passado em substituição a Fernando Francischini, no período em que este ficou licenciado para comandar a Secretaria de Estado da Segurança.
No caso de impedimento de Bertoldi, a vaga ficaria com o também ex-deputado federal Reinhold Stephanes (PSD), que ocupa atualmente o cargo de presidente da Copel Participações S. A.
Osmar Bertoldi obteve 81.767 votos nas eleições de 2014, contra 78.064 de Reinhold Stephanes, mas está com uma pendência judicial desde o fim do ano passado, quando foi exonerado do cargo de diretor de programas da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) após virar objeto de um caso de polícia.
Bertoldi chegou a ser dado como foragido da Justiça por descumprir uma medida protetiva com base na Lei Maria da Penha após ser denunciado de agredir a ex-noiva Tatiane Bittencourt. O fato teria ocorrido em agosto passado.