Paraná lidera criação de empregos na agropecuária na Região Sul

O Paraná foi o Estado da Região Sul que gerou o maior número de empregos no setor agropecuário em 2015.

Image
  • 22 de Janeiro de 2016
  • 161

O Paraná foi o Estado da Região Sul que gerou o maior número de empregos no setor agropecuário em 2015. De acordo com dados do Caged, Cadastro Geral de Empregos, divulgado nesta quinta-feira, o Estado se destacou ao fechar o ano com saldo positivo de 3.067 novos postos de trabalho criados de janeiro a dezembro no setor.
Segundo o economista da Secretaria Estadual do Trabalho, Juliano Padilha, o resultado registrado pelo Paraná superou Estados importantes em participação na agropecuária, como o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele ressaltou os pontos que contribuíram para o resultado.
Assim como os demais Estados, o Paraná sofreu os reflexos da grande turbulência econômica que atinge o país. A crise provocou a redução de 2,78% no número de empregos no Estado, principalmente pela queda no estoque de vagas do setor industrial.
A criação de empregos no Estado atingiu o maior ponto no mês de março, por conta da contratação para as obras da Klabin, instalada em Ortigueira. Nos Campos Gerais, o destaque foi a criação de empregos no setor de alimentação, com foco nos municípios de Castro e Carambeí.
Ao longo de 2015, a ocupação mais demandada foi de profissionais para frigoríficos, setor de grande desenvolvimento nas regiões Oeste e Noroeste. A segunda e terceira ocupação de destaque do ano, foram operadores de telemarketing e técnicos e auxiliares de enfermagem.