Dos 42 prefeitos do Sudoeste, 33 podem ir à reeleição neste ano. Dos sudoestinos, a maioria dos prefeitos é do PSDB, dez; seis são do PMDB e cinco do PDT
Raul Isotton é um dos prefeitos do sudoeste que pode concorrer a reeleição.
242
Dos 42 prefeitos do Sudoeste, 33 podem ir à reeleição neste ano. Dos sudoestinos, a maioria dos prefeitos é do PSDB, dez; seis são do PMDB e cinco do PDT.
Agora com o fim do Carnaval e o recomeço dos debates políticos em Brasília - a autorização da "janela", que permitirá o troca-troca partidário sem perder o mandato -, nos municípios também a conversa sobre as eleições deve começar a assumir contornos mais nítidos. O prefeito de Marmeleiro e presidente da Amsop, Luiz Bandeira (PP) tem dito nas entrevistas que acredita que a maioria dos prefeitos sudoestinos que podem concorrer, irão disputar.
Já o prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Marcel Micheletto (PSDB), é mais cético. Em entrevista para a rádio CBN no início de janeiro, ele lembrou da queda do FPM e de como isso afeta principalmente os municípios pequenos. Isso "desestimularia" os prefeitos.
Em geral, no entanto, os prefeitos afirmam que quem vai decidir "é o grupo político local." Mas quem é do mundo político sabe que, o prefeito estando bem, em 99% dos casos, o grupo sempre quer, além do mais, caciques estaduais pressionam e emprestam seu apoio para o companheiro concorrer a um novo mandato.
Nos quatro maiores municípios da região, em três os chefes executivos deverão concorrer - Cantelmo Neto (PMDB) em Beltrão, Augustinho Zucchi (PDT) em Pato Branco e Raul Isotton (PMDB) em Dois Vizinhos.
Fonte: Jornal de Beltrão
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv