Gripe H1N1 pode ter feito três vítimas no Sudoeste

Todos os casos são de pessoas naturais de Marmeleiro. Amostras de material biológico coletadas das vítimas foram enviadas ao Lacen-PR

Image
  • 15 de Abril de 2016
  • Imagem ilustrativa.

  • 184

Três mortes ocorridas na última semana estão sob investigação dos órgãos de saúde pública por serem suspeitas de gripe H1N1 (influenza A). Todos os casos são de pessoas naturais de Marmeleiro. Amostras de material biológico coletadas das vítimas foram enviadas ao Lacen-PR (Laboratório Central do Estado do Paraná). O resultado dos exames deve sair nos próximos dias.
Segundo confirmou o médico Valdir Spada Júnior, infectologista do HRS, dois dos óbitos aconteceram no Hospital Regional do Sudoeste. A outra morte suspeita de vírus influenza A ocorreu no Hospital São Francisco, em Francisco Beltrão. A reportagem do JdeB não teve acesso a outros detalhes como a idade e o sexo das vítimas.

 

Investigação
A identificação da circulação viral no Paraná é realizada através de um moderno monitoramento desenvolvido pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), em parceria com 50 unidades sentinelas - hospitais ou unidades de saúde de referência para o atendimento a doenças respiratórias. O trabalho é modelo no país e foi, inclusive, classificado como referência na área pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013. Somente neste ano, o Paraná já registra 92 casos confirmados de gripe. Destes, 69 foram causados pelo vírus Influenza A H1N1, responsável pela pandemia de gripe em 2009. Até o momento, o Estado contabiliza dois óbitos pela doença - um em Maringá e outro em São José dos Pinhais. Ambos dizem respeito a gestantes, que não responderam bem ao tratamento e morreram.

 

 

 


Fonte: Jornal de Beltrão

 

 

 


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/