733
Cá entre nós, que mulher nunca sonhou em morar numa casa agradável e repleta de verde por todos os lados? Ok, mesmo que essa não seja exatamente a realidade do seu lar doce lar, não é por isso que você precisa abrir mão de um cantinho verde. Quer uma dica? Aproveite melhor os espaços apostando nos jardins verticais - o resultado é o máximo!
Casa Cor Rio 2009
A dobradinha plantas + decoração anda mais em alta do que nunca. A Casa Cor Rio 2009, por exemplo, homenageou o grande mestre paisagista Burle Marx e apresentou uma série de ideias verdes para dar mais bossa ao décor da casa. A Sala de Fitness assinada pelo arquiteto Duda Poto teve uma das paredes revestida com um tapete verde natural de 3,50m por 1,80m. Ali, as plantas dão mais vida à decoração (literalmente!) pois ajudam a renovar o oxigênio.
Confira AQUI os espaços verdes e jardins verticais da Casa Cor Rio
Outro espaço do evento que aderiu à onda dos jardins verticais foi a Gourmeteria Sensorial idealizada pela arquiteta Gorete Colaço. A ideia dela era estimular a audição, visão, olfato, tato e paladar. Para isso, a arquiteta criou um ambiente amplo repleto de formas e texturas com as cores predominantes: preto, branco e verde. A cozinha forma uma ilha no centro do espaço e conta com um grande jardim vivo junto à parede - o que torna o clima do ambiente muito mais aconchegante.
Monte o seu jardim vertical
Para montar seu paredão verde, escolha plantas que requerem poucos nutrientes, ou seja, necessitam de pouca água. Detalhe: monte o jardim em paredes onde as plantas escolhidas recebam alguma iluminação natural, ou mesmo artificial.
Você vai precisar:
- Uma parede impermeabilizada ou pintada com tinta especial emborrachada
- Uma tábua (que pode ser em MDF, conglomerado ou outra madeira) para fixar na parede e evitar que a umidade deforme a superfície
- Estacas de fibra de coco, vasos ou meio-vasos (dá para comprar já assim!) para preencher com plantas e flores
- Um coletor de água com calha para colocar na parte inferior
Confira AQUI outros ambientes da Casa Cor Rio 2009
À moda do francês
Considerado o inventor dos Jardins Verticais, ou Le Mur Végétal em francês, o botânico francês Patrick Blanc revolucionou o mundo da arquitetura e paisagismo. Tudo começou a partir da observação de um bosque na França. Daí, foi um pulo para o rapaz elaborar o conceito do muro vegetal.
Seus jardins podem ser instalados em qualquer tipo de parede, pequena ou grande, interna ou externa. Isso porque Blanc integra com maestria a natureza à arquitetura. Além da fachada do Musée Quai Branly, em Paris (um de seus mais significativos trabalhos), os jardins de Blanc podem ser encontrados em lugares como Qatar, India, Kuala Lumpur - para citar alguns. Em seu currículo há medalha de ouro de arquitetura e na França ele é cavaleiro da Ordem e de Letras. Siga essa ideia!
Leia também:
- Hortas verticais - Temperos frescos na sua casa? Sim, a gente ama (!) e ensina a cultivar
- Paisagem de mestre - O paisagista Burle Marx é o grande homenageado da Casa Cor Rio 2009