blog-details
  • 08 Jun 2016

  • Imagem ilustrativa.

  • 200

Uma mulher de 45 anos morreu em Dois Vizinhos após contrair o vírus da gripe A (H1N1). Ela era diabética. Com esta, já são cinco mortes em decorrência da doença na microrregião da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão: outras três aconteceram em Marmeleiro e uma em Beltrão.
Em entrevista, ontem, a chefe da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Jaqueline Ramos, confirmou mais dois óbitos sob suspeita, um deles em Beltrão, segundo confirmou Bruna Oliveira de Freitas, coordenadora do setor de Combate a Endemias do município. Os resultados dos exames devem sair na próxima segunda-feira, dia 13. Por telefone, o secretário municipal de Saúde de Dois Vizinhos, Edson Spiassi, afirmou que ainda não havia recebido a confirmação da morte por H1N1, mas que "tudo indicava para isso".
Em todo o Paraná já são 54 mortes confirmadas por gripe A. Mesmo com uma cobertura de mais de 90% na campanha de vacinação contra a doença, Cíntia reforçou o fato de que o vírus está em circulação pela região, bem como os métodos de prevenção além da imunização, como "deixar as portas e janelas sempre abertas, pra circular o ar, fazer a lavagem das mãos constantemente, usar lenços descartáveis. São esses os cuidados básicos que sempre estamos falando em relação à H1N1. Estamos em início do frio, temos ainda um longo período de inverno e o pessoal tem que fazer sua parte de prevenção", alertou.

 

 

 

Dengue, chikungunya e zika

 

 

A 8ª Regional de Saúde também atualizou os números da dengue na região. Em 2016, já são 1.213 casos confirmados, dos quais 105 são importados e 1.108 autóctones, ou seja, contraídos nos próprios municípios. Capanema é a campeã em casos. São 316 confirmados e uma incidência de 1.563,97 casos a cada 100 mil habitantes. Pérola DOeste vem em seguida, com 82 casos e incidência de 1.158,02 casos a cada 100 mil habitantes.
Ampere, Planalto, Realeza e Santa Izabel do Oeste são outros municípios em situação de surto da doença (acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes). Em Beltrão, os casos confirmados chegam a 166: 147 autóctones e 19 importados, desde janeiro deste ano. Já o número de mortes em razão da doença permanece em dois: uma em Beltrão e outra em Pérola.
Segundo Cíntia Ramos, este é o período com maior número de notificações de dengue da história da Regional de Saúde. São 4.239 casos notificados somados nos 27 municípios, com 1.800 só em Ampere e Beltrão. "Pontuamos que esse foi o pior período de epidemia da dengue aqui na 8ª Regional."
Os casos de febre chikungunya permanecem os mesmos do último boletim: são quatro confirmados (três em Beltrão e um em Santo Antônio do Sudoeste), todos importados. Por sua vez, o zika vírus registra 46 casos confirmados, sendo 43 autóctones e três importados. Nova Prata do Iguaçu (19) e Santa Izabel do Oeste (14) são as cidades que mais detectaram a doença.

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal de Beltrão

 

 

 

 

 

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv

Últimas Notícias