Chuva de granizo e rajadas de vento causam estragos em cidades do Sudoeste

Cerca de 800 famílias foram afetadas pela queda de granizo e vendaval na tarde desta terça-feira (12) em Salto do Lontra

Image
  • 13 de Julho de 2016
  • Foto: Whatsapp.

  • 159

Cerca de 800 famílias foram afetadas pela queda de granizo e vendaval na tarde desta terça-feira (12) em Salto do Lontra, no Sudoeste do Estado. Os números são da 12ª Coredec (Coordenadoria Regional de Defesa Civil) que prestou auxílio aos atingidos. Somente no Quartel do Corpo de Bombeiros Comunitário cerca de 300 pessoas fizeram a retirada de lonas plásticas para cobrir casas e móveis.
A chuva foi bastante intensa e durou cerca de 20 minutos, tempo suficiente para causar prejuízos em alguns bairros da cidade e propriedades rurais. Depois de três horas da tempestade, às 17h30, ainda tinha uma grande quantidade de granizo acumulado em vários pontos do município.
Na comunidade Nova Seção, que fica bem próximo do perímetro urbano, o granizo destruiu a cobertura inteira de um aviário na propriedade do avicultor Firmino Jacuboski, de 65 anos. O prejuízo, segundo ele, passa dos R$ 500 mil. Além da cobertura, equipamentos foram danificados e mais de 10 mil frangos morreram. O avicultor também contabiliza prejuízos na casa e outros imóveis da propriedade.
Além dos prejuízos, o temporal também deixou alguns feridos em Salto do Lontra. De acordo com o Tenente Tavares (Corpo de Bombeiros), várias pessoas tiveram escoriações e receberam atendimento no Centro Municipal de Saúde. Na microrregião de Francisco Beltrão também foram constatados estragos em Santa Izabel do Oeste, Pérola do Oeste e Bela Vista da Caroba.
Em Santa Izabel do Oeste, além dos danos com o granizo, o vento forte derrubou uma antena de internet que estava instalada em cima de um prédio. Apesar dos danos, ninguém se feriu. Segundo a Defesa Civil, cerca de casas tiveram a cobertura danificada e as famílias receberam ajuda. Em Bela Vista da Caroba e Pérola do Oeste, os prejuízos se concentram mais na área rural e a Defesa Civil ainda está fazendo o levantamento dos danos.
Em Dois Vizinhos os ventos causaram quedas de arvores e provocaram danos em algumas residencias.

 

 

 

Fonte: Portal RBJ

 

 

 


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/