Nas últimas 10 semanas, 10 casos de dengue notificados em Dois Vizinhos

O frio ainda não foi embora, e o Aedes aegypti continua mostrando sua força em Dois Vizinhos

Image
  • 11 de Agosto de 2016
  • 261

O frio ainda não foi embora, e o Aedes aegypti continua mostrando sua força em Dois Vizinhos. Nas últimas 10 semanas, 10 casos de dengue foram notificados no município, por isso, a Vigilância em Saúde continua fazendo o trabalho de fumacê para conter a proliferação do mosquito. "Em uma semana, foram sete novos casos suspeitos de dengue. Em todos eles, fazemos o bloqueio da casa e o fumacê na região que pode ter sido atingida pelo mosquito, além da chamada busca ativa", diz Cristina Rocha Galvan, coordenadora da dengue em Dois Vizinhos.

Ela alerta a população para os cuidados com o Aedes aegypti, que transmite, além da dengue, a chikungunya e o zika. "Dependemos e pedimos o apoio da população. O frio não foi embora e já temos casos, isso é atípico. Quando esquentar, os casos tendem a aumentar, por isso, segue forte o trabalho dos agentes de endemias que estão encontrando muitas larvas do mosquito transmissor em toda a cidade", completa.

 

 

Cuidados e prevenção


Sempre vale lembrar que a população precisa ter cuidados como deixar coberta a caixa dágua, cisterna, poço e verificar se não tem entupimento nas calhas. Também é recomendado vedar com cimento os cacos de vidros nos muros, além de destinar corretamente os lixos como copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovos e tudo que pode acumular água. Não se pode também deixar pneus expostos.
As piscinas precisam ser tratadas com cloro 60%, recomendando-se também cobrir em caso de desuso. As bandejas externas da geladeira e ar-condicionado também precisam ser checadas. Para quem tem animal de estimação, o cuidado é para lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os recipientes de água, lembrando que nunca se deve jogar a água excedente no esgoto, pois pode haver larvas e ovos do mosquito, que irá se desenvolver. "Com esses cuidados, dificilmente teremos casos de larvas nas casas", acrescenta Cristina.

 


Fonte: Jornal de Beltrão (Alexandre Baggio)

 


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/