A Audiência foi agendada pelo deputado federal Assis do Couto, que acompanhou os trabalhos
197
Os pleitos da correção dos valores para custeio mensal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná por parte da União e do 13º Repasse de custeio para manutenção do serviço foram realizados em Brasília, na tarde desta terça-feira (23). Uma comitiva sudoestina foi atendida pelo ministro da saúde, Ricardo José Magalhães Barros, na audiência das 15h30. A Audiência foi agendada pelo deputado federal Assis do Couto, que acompanhou os trabalhos.
A Coordenação Geral do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que administra o Samu 192 Sudoeste do Paraná, foi representada pela coordenadora geral Kelly Cristine Custódio dos Santos e pelo presidente do Ciruspar Samu 192, prefeito de Ampére Hélio Manoel Alves, o qual também é presidente da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), consórcio de especialidades da região de Francisco Beltrão para audiência.
A viagem foi acompanhada pela Diretora da 8ª Regional de Saúde Cintia Ramos, a Presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 8ª Regional Ivone Faust Sponchiado, secretária de Saúde de Santa Isabel do Oeste, e Eduardo Broring, Coordenador do ARSS.
Na pauta do Ciruspar, foram protocolados no Ministério da Saúde três ofícios com os seguintes assuntos:
Correção dos valores de custeio mensal do Samu 192 Sudoeste do Paraná;
Pleito do 13º salário para servidores do Ciruspar Samu 192 Sudoeste do Paraná;
Solicitação de ambulâncias para renovação de frota do Samu 192.
Impacto Nacional
O Ministro Ricardo Barros ouviu atentamente os pedidos, se sensibilizou com a necessidade, mas como nos dois primeiros casos do pleito há impacto nacional, não há previsão de atendimento. Ainda assim, o material apresentado pelo Ciruspar será encaminhado para análise da parte técnica do Ministério da Saúde. Inclusive, além da audiência com o ministro, o presidente Hélio Alves e a coordenadora Kelly estiveram diretamente nas dependências da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE) do Ministério da Saúde.
Quanto ao pedido das ambulâncias para renovação da frota, a Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde já manifestou que o Samu 192 Sudoeste do Paraná atende aos critérios para receber as ambulâncias, basta aguarda a disponibilidade para tal.
Pautas da ARSS
Da parte da ARSS, o grupo foi reivindicar do Ministro a autorização para alteração do objeto de uma emenda parlamentar para obtenção de um aparelho de tomografia computadorizado, indicada à Associação Regional de Saúde do Sudoeste pelo deputado Assis do Couto, no valor de R$ 1.385,718,00, cujo objeto é a Estruturação de Unidades de Atenção Especializada. Além do tomógrafo, o objetivo é que a proposta contemple também equipamentos de oftalmologia, a fim de que sejam prestados diagnósticos preventivos ao glaucoma.
"O Ministro Barros se mostrou muito sensível à causa e se comprometeu a resolver a situação", ponderou o deputado Assis do Couto. Ainda, o deputado debateu com o Ministro sobre um Convênio para Aquisição de Equipamento e Material Permanente para Unidade de Atenção Especializada em Saúde destinado ao CRE, no valor de R$ 1.313.350,00, que está empenhado desde o ano de 2014. A previsão é de que o pagamento deste recurso ocorra logo após o período eleitoral.
Fonte: Assessoria de Imprensa Ciruspar Samu 192
Curta nossa página no Facebook: