Os pleitos da correção dos valores para custeio mensal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Sudoeste do Paraná por parte da União e do 13º Repasse de custeio para manutenção do serviço foram realizados em Brasília, na tarde desta terça-feira (23). Uma comitiva sudoestina foi atendida pelo ministro da saúde, Ricardo José Magalhães Barros, na audiência das 15h30. A Audiência foi agendada pelo deputado federal Assis do Couto, que acompanhou os trabalhos.
A Coordenação Geral do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que administra o Samu 192 Sudoeste do Paraná, foi representada pela coordenadora geral Kelly Cristine Custódio dos Santos e pelo presidente do Ciruspar Samu 192, prefeito de Ampére Hélio Manoel Alves, o qual também é presidente da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), consórcio de especialidades da região de Francisco Beltrão para audiência.
A viagem foi acompanhada pela Diretora da 8ª Regional de Saúde Cintia Ramos, a Presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems) da 8ª Regional Ivone Faust Sponchiado, secretária de Saúde de Santa Isabel do Oeste, e Eduardo Broring, Coordenador do ARSS.
Na pauta do Ciruspar, foram protocolados no Ministério da Saúde três ofícios com os seguintes assuntos:

Correção dos valores de custeio mensal do Samu 192 Sudoeste do Paraná;

Pleito do 13º salário para servidores do Ciruspar Samu 192 Sudoeste do Paraná;

Solicitação de ambulâncias para renovação de frota do Samu 192.

 

 

 

Impacto Nacional


O Ministro Ricardo Barros ouviu atentamente os pedidos, se sensibilizou com a necessidade, mas como nos dois primeiros casos do pleito há impacto nacional, não há previsão de atendimento. Ainda assim, o material apresentado pelo Ciruspar será encaminhado para análise da parte técnica do Ministério da Saúde. Inclusive, além da audiência com o ministro, o presidente Hélio Alves e a coordenadora Kelly estiveram diretamente nas dependências da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE) do Ministério da Saúde.
Quanto ao pedido das ambulâncias para renovação da frota, a Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde já manifestou que o Samu 192 Sudoeste do Paraná atende aos critérios para receber as ambulâncias, basta aguarda a disponibilidade para tal.


Pautas da ARSS


Da parte da ARSS, o grupo foi reivindicar do Ministro a autorização para alteração do objeto de uma emenda parlamentar para obtenção de um aparelho de tomografia computadorizado, indicada à Associação Regional de Saúde do Sudoeste pelo deputado Assis do Couto, no valor de R$ 1.385,718,00, cujo objeto é a Estruturação de Unidades de Atenção Especializada. Além do tomógrafo, o objetivo é que a proposta contemple também equipamentos de oftalmologia, a fim de que sejam prestados diagnósticos preventivos ao glaucoma.
"O Ministro Barros se mostrou muito sensível à causa e se comprometeu a resolver a situação", ponderou o deputado Assis do Couto. Ainda, o deputado debateu com o Ministro sobre um Convênio para Aquisição de Equipamento e Material Permanente para Unidade de Atenção Especializada em Saúde destinado ao CRE, no valor de R$ 1.313.350,00, que está empenhado desde o ano de 2014. A previsão é de que o pagamento deste recurso ocorra logo após o período eleitoral.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa Ciruspar Samu 192

 


Curta nossa página no Facebook:

Últimas Notícias