Unisep realiza Desafio do Conhecimento com mais de 2 mil estudantes do terceirão

Mais de dois mil estudantes de terceiro ano do Ensino Médio participaram nesta semana da primeira fase do 5º Desafio do Conhecimento

Image
  • 02 de Setembro de 2016
  • Foto: Luciano Trevisan/JdeB

  • 252

Mais de dois mil estudantes de terceiro ano do Ensino Médio participaram nesta semana da primeira fase do 5º Desafio do Conhecimento, iniciativa da Unisep que visa auxiliar na preparação para o Enem e vestibulares. Durante manhã, tarde e noite, profissionais dos campi de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos coordenaram a atividade em colégios de 22 municípios do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.
Na primeira etapa, os estudantes responderam a um caderno de atividades com questões baseadas nos conteúdos que normalmente "caem" nos processos seletivos para o ensino superior. Para os alunos, é uma forma de testar conhecimentos e chegar ao Enem ou aos vestibulares com uma bagagem mais ampla; para a Unisep, é uma maneira de mostrar preocupação com ensino de qualidade e conhecer os jovens que em breve deverão estar no mercado de trabalho e nos cursos superiores.
O simulado é também uma classificatória: os dez melhores colocados de cada turma participante são convocados para a segunda etapa, um quiz (jogo de perguntas e respostas) programado para o dia 12 de setembro nos campi de Beltrão e Dois Vizinhos. Os cinco melhores colocados irão para a final, que acontece na Unisep de Dois Vizinhos no dia 23 de setembro. Os vencedores recebem prêmios: o melhor aluno ganha notebook; a melhor escola, TV 42"; e a melhor turma ganha um passeio com transporte e estadia no Thermas de Sulina. E todas as escolas participantes recebem 40 livros para as suas bibliotecas.

 

 

Oportunidade de aprendizado


"Muito mais que um simulado, um jogo, uma gincana, o Desafio do Conhecimento é uma oportunidade rara de aprendizado, tanto para os alunos quanto para a Unisep", explica o diretor de planejamento do campus de Dois Vizinhos, professor Silvio Sari. "Para os jovens é uma oportunidade de se preparar melhor e até de conhecer a realidade dos cursos superiores, uma oportunidade a mais para descobrir sua vocação e acertar em cheio nas escolhas para o futuro; para nós é uma oportunidade de conhecer o nosso público e suas necessidades, é um contato muito valioso, que vai ao encontro a nossa proposta de relação olho no olho com a comunidade", completa.
Se na primeira etapa, a Unisep vai às escolas, na segunda e terceira, são as escolas que vão à Unisep. É nestas visitas à instituição que os estudantes têm mais uma chance de descobrir suas preferências. "Estando aqui, eles conhecem os laboratórios, equipamentos, entendem as atividades dos cursos; esse contato próximo é bastante útil", pontua Sílvio. As atividades também dão oportunidade para que os professores frisem a importância do aprendizado contínuo. "O que a gente mais quer é que eles continuem a estudar, não se acomodem, busquem qualificação, seja na Unisep ou nas demais instituições sérias."
O diretor acadêmico do campus de Francisco Beltrão, Celito Nuemberg analisa que a atividade tem também um grande papel integrador. "Na proposta do Desafio do Conhecimento está presente a nossa preocupação de envolver os jovens com a comunidade, com outras escolas, com outros municípios; quem participa de atividades assim se desenvolve mais, pois este tipo de desafio ajuda a formar a personalidade e a solidificar o aprendizado."

 

 

Resultado, sábado, no site


O resultado da primeira fase, com a classificação dos 10 primeiros colocados de cada turma, estará no site da Unisep (www.unisep.edu.br) no sábado, dia 3.

 

 

 


Fonte: Jornal de Beltrão

 

 

 

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/