• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Prefeito Raul Isotton parabeniza Dois Vizinhos pelo aniversário

Hoje, 28, o município de Dois Vizinhos comemora 55 anos. Por isso, o prefeito Raul Isotton (PMDB) deixou uma mensagem para os duovizinhenses

Image
  • 28 de Novembro de 2016
  • 406

Hoje, 28, o município de Dois Vizinhos comemora 55 anos. Por isso, o prefeito Raul Isotton (PMDB) deixou uma mensagem para os duovizinhenses. "Posso dizer que sou privilegiado por Deus por estar à frente do município num momento tão bonito. Podemos olhar, ao longo destes 55 anos, e ver os esforços de cada um, a dedicação e o amor a esta terra de tantos que lutaram e lutam pela construção de uma cidade cada vez melhor. Tenho muito orgulho de ser prefeito de Dois Vizinhos e viver numa terra tão querida. Olho com muito otimismo para o futuro do nosso município e sei que, com a grandeza da nossa gente, do nosso povo, só posso dizer que temos uma perspectiva extraordinária e de muito progresso e qualidade de vida. Acredito, sim, que os alicerces desse otimismo são feitos da história de vitórias e trabalho de toda a população duovizinhense, a qual só tenho a parabenizar e dizer um muito obrigado pela confiança e pelo privilégio de representar a cada um", disse.

 

A História

 

Em meados do século passado, exploradores e tropeiros estabeleceram-se nos campos de Palmas, quando aí passavam vindos de Guarapuava e indo em direção ao sul. A fixação do homem em Palmas, deveu-se ao comércio de muares que era feito entre Rio Grande do Sul e São Paulo e tinha aquela região como uma passagem obrigatória. Em 1877 foi criado o município de Palmas pela Lei 484, sendo que seu território abrangia todo o Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, estando nesta situação geográfica o futuro município de Dois Vizinhos.
Em 1892 pela Lei 28 é criado o município de Clevelândia, cujo território desmembrou-se de Palmas e automaticamente quase todo o sudoeste passa a lhe pertencer.
A Lei 790 de 1951, criou o município de Pato Branco, e assumiu o território de vários futuros municípios, entre os quais Dois Vizinhos.
Na década de 1940, muitos catarinenses e gaúchos, atraídos pela facilidade de aquisição de terras dirigiram-se até a Colônia Missões, área situada à Oeste do Rio Chopim. Muitos caçadores convergiam para esta região em busca de peles que eram vendidas no Rio Grande do Sul.
Foram estes aventureiros do Sul, os primeiros moradores de Dois Vizinhos que recebeu este nome em homenagem ao rio que passa nas proximidades da atual sede do município.
Até o início da década de 1950, somente a cavalo ou pelo leito dos rios podia-se chegar a Dois Vizinhos. Mesmo assim, muitas famílias aqui se estabeleceram trazendo o progresso para o Município.
Em 15 de Novembro de 1953, foi criado o Distrito Administrativo e Judiciário de Dois Vizinhos, sendo designado o Sr. Teodorico Guimarães para subprefeito e Ary Jayme Müller para escrivão.
O município de Dois Vizinhos foi criado pela Lei nº 4254/60, de 25 de julho de 1960, através do projeto do então deputado Domício Scaramella, sancionado pelo Governador Moisés Lupion.
A instalação do município ocorreu em 28 de novembro de 1961, com a posse do primeiro prefeito eleito. No período entre a criação e a instalação do município, dois prefeitos foram nomeados: Ivo Cartegiani, pelo Governador Moisés Lupion e Clemente Luiz Boaretto, pelo Governador Ney Braga.
Dois Vizinhos hoje é um município que tem uma economia forte baseada numa agricultura extremamente produtiva, num comércio organizado e numa indústria criativa que exporta produtos, serviços e ideias para todo o mundo. Atualmente o município é considerado a "Capital Nacional do Frango" devido ao abate de aves que são exportadas principalmente para o Oriente Médio.
 

 


Fonte: Redação/ Jornal de Beltrão

 

 


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/