A Operação Integrada Rodovida tem o objetivo de reduzir o número de vítimas de acidentes
foto: Franklin de Freitas
256
Hoje acontece o lançamento em todo o país da sexta edição da Operação Integrada Rodovida, que desde 2011 reúne as três instâncias de governo (federal, estadual e municipal) em ações simultâneas com objetivo de reduzir o número de vítimas de acidentes. A ação seguirá até 5 de março. No Paraná a operação será lançada às 15 horas, na sede da PRF, na Linha Verde, em Curitiba.
A iniciativa pretende contribuir para que o Brasil alcance a meta proposta em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 50% o número de mortes provocadas por acidentes de trânsito até 2020. Por isso, a operação se baseia em estudos estatísticos e foca nas ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade, embriaguez ao volante, atropelamentos e acidentes com motocicletas, todas elas ocorrências com altos índices de letalidade. Campanhas educativas também fazem parte da iniciativa.
A campanha prevê o esforço integrado de vários órgãos federais, em articulação com estados e municípios. Estão envolvidos na iniciativa os ministérios de Justiça e Cidadania, Cidades, Saúde, e Transportes, Portos e Aviação Civil, PRF, Dnit, Denatran, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Fonte: Bem Paraná