Produtos furtados eram vendidos por perfis falsos em grupos no Facebook.
Foto: Assessoria
580
A Polícia Civil com apoio da Polícia Militar de Dois Vizinhos deflagraram a "Operação Bricks” na manhã deste sábado (14), quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão em duas residências localizadas no bairro Jardim Marcante. A operação é resultado de investigações que apuraram a comercialização de produtos furtados pela internet.
Em uma das residências investigadas não havia ninguém morando. O local era somente utilizado para armazenar os produtos furtados. Diversos eletrônicos, entre eles três aparelhos televisores de tamanhos diversos foram localizados no local.
Já na outra casa foram apreendidos um televisor Samsung de 60 polegadas avaliado em mais de 5 mil reais, videogame Xbox, notebooks, relógios, produtos de beleza e perfumaria sem nota fiscal. O proprietário de 28 anos apresentou diversas contradições sobre a origem dos produtos, inclusive alguns objetos já foram reconhecidos pelas vítimas. O proprietário foi preso em flagrante pelo crime de receptação e encaminhado a carceragem da 60ª DRP de Dois Vizinhos para os demais procedimentos.
De acordo com a investigação realizada, o acusado comprava os eletrônicos, principalmente aparelhos televisores e notebook de alguns autores de furto em Dois Vizinhos e cidades próximas, depois disso ele formatava os aparelhos apagando os dados dos reais proprietários e através de diversos perfis falsos criados no "facebook", os chamados "Fakes", ele gerava anúncios vendendo os itens por valores bem abaixo do praticado no mercado, anúncios esses sempre feitos em grupos da rede social denominados "grupos de bricks", nos quais eram feitas as negociações com outros usuários que se interessavam pelos produtos.
De acordo com o delegado de Dois Vizinhos Joselito Teixeira dos Santos, “infelizmente as pessoas estão propensas em comprar produto furtado e podem ser enquadradas pelo crime de receptação culposa. Mesmo que a pessoa tenha boa fé e não saiba que a mercadoria comprada era produto de furto, ela pode responder por receptação culposa", esclarece.
Ainda segundo o delegado "As pessoas que vendem nestes sites dificilmente guardam a nota fiscal das mercadorias, portanto, a melhor dica é pedir um comprovante e sempre desconfiar se o preço estiver bem abaixo do mercado".
Fonte: PP News FB
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/