Nos dias 14 e 15 de outubro, o Município vai receber a Campus Party.
Foto: Divulgação.
251
Terça-feira, dia 31, começou a 10ª edição da Campus Party em São Paulo, o maior evento de tecnologia, ciência e cultura geek do Brasil - e um dos maiores do mundo. E já no primeiro dia uma surpresa. O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi (PDT), foi chamado para o palco principal para um anúncio oficial: Pato Branco será sede de uma edição do evento.
Em reunião entre Zucchi, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, o deputado estadual Guto Silva (PSD) e o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, foi assinado o protocolo de intenção que confirma a presença do evento na cidade sudoestina.
Na tarde de ontem, o secretário Géri Natalino Dutra, que ainda voltava de São Paulo, e já adiantou: Pato Branco sediará a Campus Party no fim de semana de 14 e 15 de outubro, como uma Campus Weekend.
O evento acontecerá junto com o início da feira de tecnologia de Pato Branco, a Inventum, que já está consolidada na região - desde 2015. Neste ano, a Inventum tem programação entre os dias 14 e 18 de outubro.
1ª Campus Party latino-americana
De acordo com o secretário, a Campus Party em Pato Branco trará outra novidade: vai ser a 1ª em um formato mais latino-americano, com a presença de empreendedores e participantes de vários países da América do Sul.
Dutra diz que essa novidade se deve ao fato de que o parque tecnológico de Pato Branco é binacional - conta com a participação da Argentina - e isso facilita uma participação mais internacional para o evento no Município.
O desafio de trazer a Campus Party para Pato Branco
"Trazer a Campus Party é um sonho no Município já há algum tempo", conta o secretário Dutra. Segundo ele, já na Inventum de 2015 a Prefeitura pensava na possibilidade de fazer os dois eventos juntos - como vai acontecer em outubro.
"Mas aí percebemos que era preciso primeiro consolidar nosso evento aqui na região, para então ir buscar essa possibilidade", relata ele. Com essa intenção, a Inventum conseguiu atrair 60 mil pessoas, o que convenceu a administração do potencial da região.
Dutra conta que com esse conhecimento, a administração de Pato Branco foi para a abertura da Campus Party de 2016, em São Paulo, e propôs trazer o evento para o Sudoeste. No início, o presidente do Instituto, Francesco Farruggia, estranhou a ideia, já que o evento costuma acontecer somente em capitais, como São Paulo, Recife e Brasília. "Mas convidamos ele para um evento do setor em Pato Branco, em fevereiro do ano passado, e ele foi e ficou impressionado com o Município, com o ambiente de oportunidades para o setor de ciência, tecnologia e inovação que temos", conta ele. Segundo Dutra, foi isso que abriu o caminho para que Pato Branco pudesse receber a Campus Party nesse ano.
"O principal é consolidar o Município como um polo de ciências, tecnologia e inovação"
O secretário considera que a conquista de trazer o evento a Pato Branco é uma forma de fortalecer ainda mais o fato de que o Município se tornou um polo de ciências, tecnologia e inovação. Com o parque tecnológico inaugurado no ano passado, Pato Branco já é referencia no setor. Ele afirma, também, que o evento vai servir para mostrar para empreendedores o potencial do Município - atraindo novos investimentos na área.
Além disso, a partir desse evento, Pato Branco e o Estado do Paraná passam a ter uma hora em cada Campus Party do País para apresentar suas novidades tecnológicas - abrindo ainda mais portas para o desenvolvimento.
Dutra ainda afirma que Pato Branco busca agora cativar também as gerações mais jovens para a área da tecnologia, e que o evento vai ajudar nesse intento. "Queremos despertar o interesse da tecnologia nas crianças, para estimular desde cedo, possibilitar que eles façam parte do meio e mostrar que eles também podem se tornar empreendedores da tecnologia. Isso vai garantir um desenvolvimento de verdade no município."
Fonte: RUBENS ANATER
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/