Estudantes do Sudoeste e Sul dominam o Desafio Universitário Empreendedor

União da Vitória e Dois Vizinhos são os municípios com mais estudantes na lista.

Image
  • 04 de Fevereiro de 2014
  • 265

O Desafio Universitário Empreendedor (DUE), competição nacional de caráter educacional desenvolvida pelo Sebrae já tem conhecidos os semifinalistas em cada Estado. No Paraná, dos 40 classificados, 25 são estudantes de instituições que integram a regional Sul do Sebrae/PR, com municípios da microrregião de União da Vitória e região Sudoeste.

União da Vitória (com 15 acadêmicos da Uniguaçu) e Dois Vizinhos (seis estudantes da Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR) somam a maior parte dos classificados. Dois estudantes de Ampére (Famper) e dois de Pato Branco (Fadep) fecham a relação que integra a regional Sul do Sebrae/PR.

A classificação levou em conta o ranque do ciclo 2016, com pontuações obtidas entre outubro e dezembro do ano passado. Para a semifinal, em cada Estado, foram selecionados os 30 universitários mais bem colocados no ranque ciclo e dez do ranque acumulado (pontos acumulados em ciclos anteriores somados ao ano vigente). A próxima etapa será presencial, com duração de até cinco dias e será realizada no primeiro trimestre deste ano. Serão classificados os quatro universitários mais bem colocados de cada Estado, totalizando 108 participantes na terceira e decisiva fase.

"O Paraná registrou 10.647 inscritos no ciclo 2016. Dos 40 finalistas, 63% são oriundos da nossa regional", comemora Nézio José da Silva, consultor do Sebrae/PR e gestor do programa de Educação Empreendedora na regional Sul.

"Na edição do ano passado, os quatro finalistas foram da região sudoeste do Paraná: três da UTFPR - Pato Branco e um da Unicentro - Chopinzinho. Pelo segundo ano consecutivo temos mais de 20 pessoas na semifinal, o que demonstra que as instituições de ensino, os professores e os acadêmicos das regiões Sudoeste e Sul aderiram ao DUE e compreenderam a importância de fazer parte. Quem participa toma decisões melhores e aprende a lidar com ambientes competitivos, que refletem a realidade profissional que, depois de formados, terão que vivenciar", destaca Nézio.

Melhor pontuação

Jaqueline Martinez de Oliva, estudante do curso de Engenharia de Software na UTFPR - Campus Dois Vizinhos obteve a primeira colocação no ranque ciclo 2016, com 6.315.935 pontos.Para atingir a pontuação, Jaqueline teve que dedicar muito tempo e esforço, participando de todos os jogos do desafio, dos cursos online e das atividades propostas na plataforma.

"O programa de Educação Empreendedora (convênio entre a UTFPR e o Sebrae/PR) representa a oportunidade de ter uma educação mais ampla, saindo do básico para algo diferente, conciliando a teoria com a prática. O universitário sai mais preparado para o mercado de trabalho", observa Jaqueline, que está rompendo outras barreiras.

"Na área de Engenharia de Software percebe-se que o número de mulheres ainda é bem pequeno. Do grupo de seis semifinalistas da UTFPR, sou a única mulher. Outro fator relevante é a questão da minha idade (39 anos). Diferentemente dos alunos que ingressam agora para a primeira faculdade, para mim é um desafio pessoal e, ao mesmo tempo, gratificante estar entre os semifinalistas".

O Desafio

Com o DUE, o Sebraepromove atividades de fomento à cultura empreendedora por meio de orientação, capacitação e apoio a novas ideias e iniciativas. A intenção é de mobilizar estudantes e professores universitários em prol da difusão do empreendedorismo e da consolidação de novos negócios no país.

Fonte: AEN

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/