Jorge Samek, que ocupa o cargo desde 2003
Foto: assessoria
153
O presidente Michel Temer nomeou Luiz Fernando Vianna o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, no Paraná. A nomeação dele e de outros diretores foi determinada na segunda-feira (13) e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13). Jorge Samek, que ocupa o cargo desde 2003, deverá permanecer à frente da hidrelétrica binacional até o dia 16 de maio.
Vianna é engenheiro eletricista e deixa a presidencia da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para assumir a direção geral da usina. Itaipu é recordista mundial em produção de energia elétrica e responsável por cerca de 17% da demanda brasileira e por 76% do consumido no Paraguai.
A nova diretoria deverá ser formada ainda por Rubens de Camargo Penteado, que passa a ser o diretor técnico executivo no lugar de Airton Dipp. A diretoria administrativa, vaga desde agosto de 2016 com a morte de Edésio Passos, será ocupada por Marcos Antônio Baumgärtner, empregado de carreira da usina.
Ramiro Wahrhaftig assume a diretoria de coordenação no lugar de Nelton Friedrich. A diretoria financeira executiva, comandada por Margaret Groff, passa a ser de responsabilidade de Marcos Vitório Stamm.
Em nota, a assessoria de comunicação da Itaipu destacou que os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear suas diretorias executivas por meio de indicação da Eletrobras e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Cada país tem os mesmos cargos na composição da diretoria da binacional.
Além disso, a Itaipu possui um Conselho de Administração composto por 12 conselheiros - seis brasileiros e seis paraguaios - e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país.
O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva têm competências e atribuições fixadas no Tratado de Itaipu e no Regimento Interno. O tratado determina, entre outros, que o mandato dos membros da diretoria - que vence no dia 17 de maio - é de cinco anos, podendo ser prorrogado, e os mesmos podem ser substituídos a qualquer momento.
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai.
Fonte: Ass imprensa