Audiência com autoridades discutiu segurança pública em Dois Vizinhos

Audiência Pública aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores.

Image
  • 05 de Abril de 2017
  • Foto: Wellington Basso

  • 603

Aconteceu na terça-feira (04) nas dependências da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos uma audiência pública requerida pelo Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) para tratar de segurança pública.

Estavam presentes o Prefeito Raul Isotton, o presidente da Câmara Adriano Santiago, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça Benini Junior, o delegado da 60ª DRP Joselito Teixeira dos Santos, o comandante da 2ª Cia de Policia Militar Tenente Pedro Marcelo Pereira, o comandante da 2ª Seção de Bombeiros Ricardo Doum Fornalski, os representantes do Ministério Público Caio Di Rienzo e Pedro Marco Carvalho, o Padre Deoclécio Vigineski e o Presidente do CONSEG Pedro de Jesus Colaço. O deputado estadual Paulo Litro enviou oficio justificando sua ausência e mandou um representante.

A grande presença da comunidade tornou a discussão ainda mais importante. O município conta atualmente com um bom número de policias, no entanto algumas viaturas da Policia Militar apresentam problemas mecânicos. Já está em fase de licitação a compra de novas viaturas pelo Governo do Estado.

O Delegado Joselito, destacou que as ocorrências envolvendo furtos e arrombamentos não devem preocupar, pois o município sempre tem picos destes crimes durante o ano. Segundo o delegado, eles são praticados por aproximadamente 10 pessoas, a maioria menores de idade que são usuários de drogas, mas a policia já os conhece e está atenta para poder captura-los.

O prefeito Raul Isotton destacou alguns trabalhos na área social que serão desenvolvidos e também sobre a implantação de câmeras nos principais pontos da cidade. Segundo ele, o edital da licitação deve sair em breve.

O Presidente do CONSEG, Pedro de Jesus Colaço, destacou que o conselho deverá retomar a campanha Vizinho Vigilante, criada pelo Rotary, com algumas mudanças, como incentivar a criação de grupos do Whatsapp para troca de informações entre os vizinhos e com a própria Policia Militar e Civil.

Foi debatido também sobre a Delegacia da Mulher para Dois Vizinhos, já que o município possui números elevados envolvendo a lei Maria da Penha. Discutiu-se a possibilidade da criação de um departamento dentro da 60ª DRP, formando unicamente por mulheres, onde as vitimas de agressões possam fazer suas denuncias.

Segundo os representantes do Ministério Público, há atualmente cerca de 1.600 inquéritos que estão aguardando investigação em Dois Vizinhos e nos últimos anos eles têm diminuído.

Criticou-se muito a falta de auxilio da população nas investigações. Os duovizinhenses podem auxiliar a policia com informações, mas na maioria das vezes não fazem.

Denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 181, pelo 190 da Policia Militar ou 197 da Policia Civil. De forma anônima, estes serviços de atendimento garantem segurança ao cidadão que tem conhecimento de alguma atitude ilícita.

Fonte: Portal Educadora

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/