Boletim da Secretaria de Saúde confirma a primeira morte no Paraná em decorrência de influenza.
Foto: Venilton Küchler/Sesa-PR
234
O estoque do medicamento Oseltamivir (Tamiflu), prescrito para o tratamento da gripe, foi abastecido no Estado. No mês de março, a Secretaria de Estado da Saúde distribuiu 18,6 mil tratamentos e mantém 166,2 mil em estoque no Centro de Medicamentos do Paraná. A recomendação é que o medicamento seja dispensado para qualquer caso suspeito de gripe, mesmo sem confirmação laboratorial. O tratamento precoce reduz significativamente as chances de agravamento do quadro clínico do paciente.
Na quarta-feira (5), a secretaria realizou um Seminário Estadual sobre Influenza e Outras Doenças Respiratórias Agudas. O evento reuniu profissionais de saúde do Estado para discutir estratégias de vigilância, prevenção, diagnóstico, tratamento e vacinação da gripe. Durante o seminário também foram apresentados os novos números da doença no Estado.
No último informe técnico foi confirmada a primeira morte por gripe no Paraná neste ano. O óbito por Influenza B aconteceu em fevereiro no município de Maringá. A paciente tinha 79 anos e não tinha tomado a vacina em 2016, apesar de fazer parte do público-alvo da campanha.
Até março de 2017, foram 12 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), sendo oito de Influenza H3, três de Influenza B e um de H1N1. A campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 17 de abril.
Fonte: Bem Paraná
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/