Chuvas torrenciais causam danos no interior de Dois Vizinhos

Dois Vizinhos vem sofrendo sérios danos com as elevadas precipitações.

Image
  • 08 de Junho de 2017
  • Foto: assessoria.

  • 463

Desde o fim de maio parte do Sul do Brasil está enfrentando chuvas diárias, em tempestades torrenciais, além de alta umidade no solo e no ar. Dois Vizinhos também vem sofrendo sérios danos com as elevadas precipitações.

As estradas do interior estão com vários pontos em situação de emergência, sem contar os inúmeros bueiros e pontes danificadas pelas fortes correntezas. Nas comunidades de São Luis do Chopin, Carlos Gomes e Jacutinga, segundo a medição do agricultor Clementino Ritti, em pouco mais de 10 minutos choveu cerca de 80 mm, equivalente à metade da média histórica para todo o mês de junho.

A situação fica ainda pior devido a continuidade dos dias chuvosos. Sem intermitência entre dias de sol e chuva, o solo continua encharcado e as equipes de serviço da Prefeitura, em muitos lugares não conseguem sanar os problemas, visto a impossibilidade de trafegar com máquinas pesadas sem causar danos maiores, ou mesmo a dificuldade de lidar com a terra molhada e que logo depois receberá novas pancadas de chuva, tornando a situação ainda pior.

Os estragos só não foram maiores graças à boa qualidade dos serviços de adequação e manutenção realizados nas estradas nos últimos anos. Itamar Boaretto, Secretário de Viação e Obras da Prefeitura diz estar muito preocupado com os danos: “Por mais que tenhamos feito um bom trabalho nos últimos anos, muitos pontos de nossas estradas não estão suportando os muitos dias de chuva, já que o nosso transporte é muito pesado pelo interior. Embora nossa equipe esteja completamente empenhada em resolver as emergências, estamos saturados de serviços de recuperação de pontos nas estradas do interior, bueiros, pontes e desobstrução de bocas de lobo e tubulações na cidade”, diz ele, pedindo compreensão e apoio da população: “Sabemos que nossas famílias do interior sofrem intensamente esse dilema, mas que saibam que estamos trabalhando com todas as nossas forças para sanar o que for possível e dizer que contamos com o agricultor para ajudar, resolvendo no que for possível, como a desobstrução de um bueiro ou estrada. Já vi vários agricultores com a enxada na mão, removendo pedras da estrada ou tirando galhos de bueiros”, finaliza o Secretário.

Ainda não há um cálculo em valores, mas já são alguns dos maiores prejuízos dos últimos anos, tanto em estragos na infraestrutura viária, quanto na destruição de lavouras e danos ao solo.

Fonte: Assessoria Prefeitura Dois Vizinhos

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/