As equipes duovizinhenses conquistaram três títulos.
Foto: Marcelo Flessak/ Assessoria
364
A fase regional da 60ª edição dos Jogos Abertos terminou no último final de semana em Dois Vizinhos. Foram definidos os campeões em seis modalidades: basquete, bocha e futebol (masculino) e futsal, handebol e voleibol (masculino e feminino). Pato Branco já tinha sido campeão no bolão ainda na primeira etapa, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de junho. A competição também definiu os classificados para a fase final, que acontece entre os dias 15 e 21 de setembro em União da Vitória.
Dois Vizinhos, com três títulos, foi o município mais vitorioso. Os duovizinhense mantiveram os títulos no handebol (masculino e feminino) e no voleibol (feminino). Os donos da casa ainda ficaram com a terceira colocação no basquetebol (masculino). Pato Branco conquistou dois títulos: bolão (masculino) e basquete (masculino), sendo segundo lugar no handebol (masculino) e terceiro lugar na bocha (masculino) e vôlei (masculino e feminino). Ainda conquistaram títulos os municípios de Marmeleiro (bocha masculino), Coronel Vivida (futebol masculino), São Jorge D'Oeste (futsal feminino), Ampere (futsal masculino) e Palmas (vôlei masculino).
"Estamos muito felizes com a forma que transcorreu a competição, onde não tivemos nenhuma reclamação das equipes participantes. Foram dois finais de semana especiais na nossa cidade. Além disso, conquistamos, simbolicamente, o título geral com quase 100% dos atletas da casa e isso é o mais importante", comemora Emerson Abati, um dos organizadores da competição.
Os campeões
O handebol de Dois Vizinhos segue sua soberania na fase regional, com os homens chegando ao sétimo título e as meninas conquistando seu quarto troféu em cinco anos (em um período, a equipe ficou na divisão A e não disputou a regional). "Estamos passando por um processo de renovação e ficamos muito felizes com os resultados. As nossas meninas adoram jogar e, apesar das dificuldades em virtude dos compromissos pessoais e profissionais, elas toparam o desafio e ficaram com mais esse título. Entre os homens, também tivemos dificuldades, mas foram superadas no decorrer do campeonato. Fico feliz que estamos nos estruturando e acredito que, se tivermos o apoio e o incentivo, teremos uma equipe competitiva de handebol por muito tempo", diz Emerson Abati, técnico do handebol.
O voleibol feminino chegou ao tricampeonato regional consecutivo. Comandado por Osmar Bach, a equipe também passou por uma renovação em relação ao time que disputou a segunda divisão do Paranaense em 2016, ficando com o vice-campeonato. "A gente não esperava esse título. Montamos um time caseiro, com duas convidadas e encaixou muito rápido. Fiquei muito feliz com o resultado", comemora Osmar. Ele vai manter o time para a fase final e pretende voltar a disputar o Paranaense em 2018. "Dependemos do apoio do poder público e também dos nossos patrocinadores. A intenção é essa, porque temos talentos em Dois Vizinhos para voltar a disputar essa competição", completa. O título no voleibol masculino foi para Palmas, que venceu Francisco Beltrão por 3x1.
A decisão do futsal masculino foi entre Ampere e Coronel Vivida e contou com bastante emoção. O Ampere abriu 2x0, com Diego César marcando duas vezes. No finalzinho, depois de muita pressão, Douglas descontou para a equipe vividense. "Nosso objetivo era buscar esse título e a vaga na fase final. Conseguimos, agora voltamos a foco para a Série Prata do Paranaense", diz Jean Fábio Bordignon, técnico do Ampere.
No futsal feminino, São Jorge D'Oeste conquistou o título ao vencer, na decisão, Chopinzinho por 5x2. Os destaques da decisão foram Aline e Daiane, que marcaram dois gols cada uma para as são-jorgenses. O basquete masculino teve grupo único e, com 100% de aproveitamento, os representantes de Pato Branco levaram o título e a vaga para a fase final. Na bocha, a grande decisão foi entre Marmeleiro e Francisco Beltrão, com os marmeleirenses vencendo por 2x0 e levando o título.
O futebol teve uma das disputas mais emocionantes: depois de empatar no tempo normal, em 2x2, Coronel Vivida venceu Itapejara D'Oeste, nos pênaltis, por 5x4. Os gols, no tempo normal, foram marcados por Fábio e Cleverson (Coronel Vivida) e Mateus fez os dois gols para Itapejara. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Carlos Júnior, que garantiu o título para Coronel Vivida.
Fase final
A fase final da competição será disputada em União da Vitória, no mês de setembro. Estão classificadas as equipes de Pato Branco (basquete masculino), Marmeleiro e Francisco Beltrão (bocha masculina), São Jorge D'Oeste e Pato Branco (bolão masculino), Coronel Vivida (futebol), São Jorge D'Oeste (futsal feminino), Ampere (futsal masculino), Dois Vizinhos (handebol masculino, feminino e vôlei feminino) e Palmas (vôlei masculino). Com poucos inscritos, Palmas e Pato Branco se classificaram para a fase final da divisão B no basquetebol feminino e Coronel Vivida e Francisco Beltrão estão na final no bolão feminino sem que houvesse disputa regional.
Divisão A
Francisco Beltrão tem o bolão, o futebol e o futsal (masculino) já na divisão A, por isso, não precisam disputar a fase regional, enquanto Pato Branco está na elite do futsal masculino e bocha feminina e Palmas disputa a divisão A na bocha masculina.
Campeões da fase regional dos Jogos Abertos
Basquete (masculino) Pato Branco
Bolão (masculino) Pato Branco
Bocha (masculino) Marmeleiro
Futebol (masculino) Coronel Vivida
Futsal (masculino) Ampere
Handebol (masculino) Dois Vizinhos
Voleibol (masculino) Palmas
Futsal (feminino) São Jorge D'Oeste
Fonte: Alexandra Baggio/ Jornal de Beltrão
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/