Festival Nacional de Teatro segue até o dia 27 de agosto.
Foto: Assessoria
209
O primeiro final de semana do Festival Nacional de Teatro, que começou na sexta-feira, em Dois Vizinhos, superou as expectativas: mais de 6 mil pessoas acompanharam os primeiros espetáculos, que foram sucesso de público e crítica.
Logo na abertura, mais de 1,5 mil pessoas acompanharam o 'Concerto em Ri Maior', da Cia dos Palhaços, de Curitiba, no Centro Cultural Arte e Vida. "Todo o espaço ficou ocupado, além de cadeiras extras que foram colocadas e algumas pessoas que sentaram nos corredores para apreciar o espetáculo. Recebemos também autoridades e representantes da Copel e do Ítalo, que são nossos patrocinadores. No fim, o espetáculo foi ovacionado pelo público", disse Ivan Lovison, diretor artístico do festival. Outra peça que teve lotação total foi 'Mazzaroppi - um certo sonhador', apresentada no sábado, à noite.
O teatro também ficou recebeu bom público nas peças 'Gran Circo Stopim', 'A Vaca Lelé' e 'Sabiás do Sertão', apresentadas no sábado e domingo. Uma mudança na programação aconteceu no sábado, onde a peça 'Auto da Anunciação', anteriormente programada para a Praça Ary Muller, aconteceu no hall do Centro Cultural Arte e Vida devido às chuvas. "Mesmo assim, o público encheu o recinto e foi às lágrimas com a versão sertaneja do nascimento de Jesus. O grupo foi aplaudido em pé pelos presentes durante muitos minutos", completou Ivan. O diretor do Departamento de Cultura, Drayton Diefenbach, já manifestou interesse em trazer a apresentação novamente, em dezembro, para o município. No domingo, pela manhã, chuva, vento e frio atrapalharam o espetáculo 'Por quê', mas a peça também foi bastante elogiada.
A qualidade dos espetáculos está impressionando. "Fizemos uma curadoria muito minuciosa e procuramos trazer aquilo que havia de melhor no Brasil. Não são apenas bons espetáculos, mas peças que tocam o coração do nosso povo. Todas são simples, quase todas com música ao vivo, temáticas já conhecidas do público, que está respondendo. A participação da população neste primeiro final de semana foi impressionante, não só nos espetáculos, mas também nos bate-papos que estão acontecendo na sequência. O festival está sendo um sonho", resumiu Ivan.
A diretora Fátima Ortiz, de Curitiba, curadora e jurada do festival, também está surpresa com a qualidade dos espetáculos. "Está sendo um grande presente. Temos visto espetáculos de tanta qualidade, feitos com tanto carinho, com tanta competência, que está sendo um grande deleite participar disso tudo", disse. Por sua vez, Toninho do Valle, presidente do júri, também destacou a qualidade do festival. "Todos os espetáculos que estão se apresentando já são grandes vencedores de prêmios em inúmeros festivais pelo Brasil afora", resumiu. O festival segue até o próximo domingo, e a programação completa está em http://festivalteatrodoisvizinhos.com.br/
Fonte: Jornal de Beltrão
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/