• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Eleandro Brun, da UTFPR, destaca que foram feitos estudos antes das mudanças

Professor disse que mudanças no Rio Jirau e Av Dedi Barrichello vão gerar benefícios futuros.

Image
  • 05 de Setembro de 2017
  • Foto: Alexandre Baggio\ Jornal de Beltrão

  • 421

Duas ações ambientais tiveram repercussão nos últimos dias em Dois Vizinhos: a recuperação da Área de Proteção Permanente (APP) do Rio Jirau e a reurbanização da Avenida Dedi Barrichello Montagner.

Apesar das polêmicas, os dois projetos têm supervisão e parceria com o curso de Engenharia Florestal da UTFPR de Dois Vizinhos. "No Rio Jirau, fomos acusados de desmatamento, mas o trabalho para melhorar aquela região partiu do Grupo de Oração da Imaculada Conceição, em parceria com os voluntários da BRF, Projeto Muda (Guarda Mirim), Nurse da Acedv/CDL e Conselho Municipal do Meio Ambiente. Realizamos ação de limpeza, retirada de árvores invasoras e plantio de mudas nativas. Retiramos 250 árvores e serão plantadas, no local, 500 mudas. Na Avenida Dedi Barrichello Montagner, toda uma reurbanização será feita e também vai passar pelo plantio de árvores nativas, já que as que estavam ali eram invasoras e estavam podres", resume Eleandro José Brun, professor do curso de Engenharia Florestal da UTFPR com doutorado em Silvicultura e Solos Florestais. 
Além dele, o projeto tem a coordenação da professora Flávia König Brun, que é doutora em Silvicultura Urbana. "Nós temos mais de 20 anos de experiência nesse assunto e temos certeza que, em médio prazo, as melhorias serão muito benéficas para a cidade", completa.
No caso do Rio Jirau, foram mapeadas as árvores exóticas e invasoras antes de iniciar o projeto. "O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) recomenda a retirada dessas árvores. Já foram colocadas 100 árvores nativas e, em breve, devemos plantar mais 400. Tudo isso vai ajudar a melhorar a biodiversidade no local", acrescenta o professor. Ele destaca que toda aquela região vai integrar o projeto das quadras participativas. "Além da recuperação da APP, vamos ter um novo estacionamento, a academia da terceira idade está sendo reformada, a calçada vai ganhar melhorias, bancos, lixeiras e pista de caminhada numa espécie de praça daquela região", explica o professor. 
O projeto da Avenida Dedi Barrichello Montagner está sendo pensado há dois anos. "A Prefeitura nos procurou para projetar a rearborização de toda aquela rua até o Fórum. Também vai mudar o estacionamento, a calçada e a rua. O mais legal é que as mudas para utilizar ali estão sendo todas produzidas na Guarda Mirim, no Projeto Muda. Essa é uma função da UTFPR, trazer benefícios sociais para a sociedade, independentemente de qualquer administração. Esse é o nosso retorno para a sociedade", completa Eleandro.

Grandes mudanças
O professor afirma ainda que Dois Vizinhos precisa passar por mudanças significativas na arborização. "Num primeiro momento, tudo isso causa grandes impactos, mas no futuro vai tornar a cidade referência. Dois Vizinhos é privilegiada em ter o curso de Engenharia Florestal porque, se fosse licitar e realizar esses projetos, o custo seria muito maior. Para nós, da universidade, também é importante participar porque fazemos dentro das nossas disciplinas", avalia.

Investimentos e transformação 
A Avenida Dedi Barrichello Montagner vai receber investimentos de R$ 600 mil. O projeto envolverá a construção de novas calçadas e rampas de acessibilidade, ampliação das vagas de estacionamento e recapeamento asfáltico. "A administração está aberta a parcerias com a comunidade e recebendo o apoio de setores ligados ao meio ambiente. Estamos apenas iniciando a transformação visual, urbanística, ambiental e paisagística que Dois Vizinhos merece", destaca Mauri Ferreira dos Santos, secretário de Meio Ambiente.  
Ele pede a compreensão da população. "Para chegarmos a um patamar mais elevado, será preciso fazer alterações no que se tem hoje, seja pela substituição de árvores, redimensionamento de espaços, além de outras atitudes que nos levarão a ter uma cidade com mais acessibilidade, beleza paisagística, arborização com espécies adequadas nas ruas e avenidas, flores, entre outras transformações", aponta o secretário.

Fonte: Alexandre Baggio\ Jornal de Beltrão

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/