• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

107 E VOCÊ

com

JEFERSON THIAGO

Tragédia: Naufrágio da Balsa no Rio Iguaçu completa 44 anos

Nesta terça-feira (19), será celebrada missa em Foz do Chopim para rememorar as vitimas.

Image
  • 18 de Setembro de 2017
  • Missa em cima de uma nova balsa, sobre o local do acidente, um ano depois da tragédia. (Foto: JdeB)

  • 1561

No dia 19 de setembro de 1973, uma quarta-feira, acontecia o que seria a maior tragédia do sudoeste do Paraná. 

A balsa, que ligava Dois Vizinhos (hoje Cruzeiro do Iguaçu) no distrito de Foz do Chopim a Quedas do Iguaçu, faria a última travessia do dia em direção ao município de Dois Vizinhos. Naquela tarde chuvosa, segundo dados extra-oficiais, eram transportadas 70 pessoas, a grande maioria trabalhadores que construíam a barragem de Salto Osório e estavam indo para suas casas após o expediente, além disso, estavam na embarcação duas caçambas, um ônibus, um taxi e um caminhão. A balsa naufragou nas águas do Rio Iguaçu, tirando a vida de 40 pessoas.

Os números são extra-oficiais, pois não há dados precisos daquela época, no entanto, algumas pessoas que vivenciaram a tragédia contam que o número de vitimas pode ter sido ainda maior.

Passados 44 anos da tragédia, muitos guardam na memória aquela quarta-feira triste de setembro. Por isso, o município de Cruzeiro do Iguaçu realizará nesta terça-feira (18), uma missa, no Distrito de Foz do Chopim, às 7h30min, sobre a Balsa do Rio Iguaçu, para rememorar as vitimas do naufrágio.

Fonte: Portal Educadora

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/