Rajadas de vento poderão alcançar 80 km/h. Há risco de temporais no final de semana.
Foto: Gabriel Garcia. Nova Esperança/PR.
253
O Sul do Brasil entra em alerta para temporais a partir desta sexta-feira (29) com a formação de fortes áreas de instabilidade. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná voltam a ter chuva forte e volumosa, com risco de raios e ventania. Os meteorologistas reforçam a situação de tempo severo, com risco de novos temporais sobre o Sul, também durante o fim de semana.
Risco de temporais aumenta nesta sexta
Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil está favorecendo o crescimento de grandes áreas de instabilidade entre o Paraguai, a Argentina e a Região Sul. A sexta-feira será marcada por muita instabilidade e aumento das nuvens carregadas.
A chuva tende a começar pelo oeste da Região Sul nas áreas de fronteira com o Paraguai e a Argentina. O tempo fica carregado e há risco de chuva forte e volumosa.
As pancadas de chuva se espalham pelas outras áreas do Sul Brasil no decorrer do dia com o avanço e a intensificação das instabilidades. O tempo fica instável com previsão de chuva nas três capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Além do risco de chuva forte com descargas elétricas, outra preocupação é a ventania. "As rajadas de vento mais intensas poderão alcançar 80 km/h nos três estados do Sul, sendo que nas regiões montanhosas podemos ter ventos constantes e até mais fortes", avisa a meteorologista Josélia Pegorim.
No litoral, a Marinha do Brasil já emitiu aviso de mar agitado e ressaca entre Mostardas (RS) e Imbituba (SC), válido entre a manhã desta sexta-feira e a manhã do sábado (30). As ondas podem chegar a 2,5 metros.
Mais temporais no fim de semana
O Sul do Brasil pode esperar por um fim de semana com mais pancadas de chuva e risco de temporais. As fortes áreas de instabilidade vão persistir e terão um reforço no domingo (1) e o alerta para ventania permanece na Região.
A boa notícia é que a chuva tende a retornar à áreas muito secas como o norte e o interior do Paraná, além do leste do estado, inclusive sobre a Grande Curitiba.
Os volumes de chuva estimados para a Região Sul são elevados e em diversas localidades poderão ficar entre 50 a 100 mm no período de cinco dias.
Fonte: Climatempo
Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/